INVASÃO NA UCRÂNIA

especial

gatos na guerra

gatos na guerra

A guerra na Ucrânia afeta milhões de pessoas. Sem ignorar a tragédia humana, Sou Gato lança luz sobre outras vítimas do conflito: a população felina. Antes da guerra, o país era o 9º em número de gatos no mundo. 

Cenas de ucranianos abrigados em estações de metrô ou deixando o país carregando seus gatos circulam por todo o planeta desde o início da invasão russa. Mais de 2 milhões de pessoas já deixaram a Ucrânia.

Ele seguiu de Odessa até Lviv, próximo à fronteira com a Polônia, levando seus bichanos no agasalho.

O aposentado ucraniano Ivan Dryca viajou por mais de 700 km com seus dois gatos, fugindo da invasão russa. 

Esta ucraniana caminhou  60 quilômetros até a Polônia, carregando consigo apenas sua gata, Crimsee. Ao chegar no país vizinho, ela não conseguia mais parar em pé e foi amparada em uma cadeira de rodas. 

Natalaia Horobets chorou ao deixar seu gato, Charly, em um abrigo em Lviv. Ela e o marido deixaram o gato em uma instituição e fugiram de trem.

Ela temia que Charly pudesse escapar e se perder ao longo da viagem, estimada em 40 horas, em vagões superlotados.

A foto mostra uma refugiada ucraniana com seu gato, em um trem, fugindo da zona de guerra. Antes da invasão russa, estimava-se que a Ucrânia contava com uma população de 7,5 milhões de gatos. 

Este vídeo mostra gatos resgatados na Ucrânia por uma ONG polonesa. O abrigo está lotado. Diariamente, voluntários cruzam a fronteira para prestar socorro a bichanos e outros pets deixados para trás na guerra.

Em razão da explosão de casos de abandono de animais, a Polícia Nacional da Ucrânia passou a fazer apelos para conscientizar a população que, ao fugir da guerra, não deixe seus pets para trás.

Os donos desta cafeteria com  20 gatos, em Lviv, permanecem na cidade porque não têm para onde levar os bichanos. Eles prepararam o porão para se abrigar com os felinos em caso de bombardeios. 

Outro afetado pela guerra é o gato mais famoso da Ucrânia: Stephan, com mais de 1 milhão de seguidores no Tiktok. “Estamos vivos”, escreveu a tutora. Pouco se sabe sobre Stephan desde então.  

Nós publicamos uma reportagem especial sobre a situação dos gatos na guerra na Ucrânia. Para ler, acesse o site, clicando no link abaixo. 

O gato mais antigo do mundo?

Como a adoração aos gatos começou

ama gatos, humano?

Acesse Sou Gato e saiba mais!

Paraísos verticais para o bichano

Seu gatinho vai subir pelas paredes!

Sem tufinhos pela casa

Aprenda a escolher a escova ideal!