De celebridade nas redes sociais a alvo de foguetes
confira
Stepan é um dos gatos mais famosos do mundo. Ele soma mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. O bichano e sua tutora são ucranianos, estiveram em meio a um bombardeio e ‘sumiram’.
Um breve histórico: Stepan é famoso pelas caras e poses em que é registrado: às vezes pensativo, outras meio deprê ou com cara de sério. Muitas delas sob o som de uma música e em frente a uma bebida.
Essas poses já renderam mais de 90 milhões de curtidas apenas no Tik Tok. O gato, que já é um ‘senhor’ de 13 anos, virou celebridade. Stepan é reconhecido como o bichano mais famoso da Ucrânia.
A fama rendeu dezenas de entrevistas de sua tutora, Anna, e reportagens em meios de comunicação de todo o mundo. Stepan já fez até comerciais. Mas tudo mudou…
De gato celebridade por coisas fofas, o bichano viu sua vida mudar de cabeça pra baixo com a invasão do país, no início de março. De repente, os perfis pararam de ser atualizados.
Stepan e sua tutora sumiram das redes sociais. Pouco mais de uma semana depois, o perfil voltou a ser abastecido, relatando o que aconteceu.
Eles tiveram que passar dois dias no porão, para sobreviver aos bombardeios que destruíram a vizinhança, em Kharkiv. Ficaram também uma semana sem eletricidade.
O gato celebridade e sua tutora viajaram 20 horas de trem até uma cidade próxima à fronteira com a Polônia. Receberam ajuda de voluntários e conseguiram abrigo na França.
Stepan está a salvo, junto com sua tutora. Ambos não sabem quando voltarão para casa.
Infelizmente, nem todos os gatos têm tido a mesma sorte. O país, antes do conflito, tinha 7,5 milhões de gatos. Muitos foram abandonados durante a fuga. ONGs estão lotadas.
Sou Gato preparou um story especial sobre a situação dos gatos em meio à crise que se desdobra naquele país - e tem gerado reflexos em todo o mundo. Clique abaixo e confira!