Como convencer  o gato a beber água?

Os gatos costumam beber menos água do que deveriam. Na média, o ideal é que o gato beba de 150 a 300 ml por dia. O volume varia conforme o porte, nível de atividade física e a alimentação do bichano.

Gatos domésticos bebem pouca água por conta da evolução felina. Na natureza, parte da hidratação é obtida da carne fresca da caça, como aves, roedores e répteis.

Outro ponto é que os gatos não se sentem muito estimulados por água parada. Eles evoluíram bebendo água corrente. É por isso que muitos gatos, por instinto, gostam de beber diretamente nas torneiras. 

Alguns sintomas de desidratação dos gatos são: preguiça e sonolência exageradas, falta de apetite, gengiva seca e pegajosa, olhos fundos e pele ‘solta’ - você puxa e ela demora para voltar. 

A 1ª dica para seu gato beber mais água é: espalhe vasilhas de água pela casa. Importante: a água não pode ficar perto da comida e nem da caixa de areia.

Inclua sachês e patês na dieta do gato. A ração úmida ajuda na hidratação do bichano. Não é luxo, nem mimo: o corpo do gato é resultado de milhares de anos de consumo de carne suculenta. 

Muitos gatos também adoram tomar água com gelo. É um estímulo, e não se preocupe: ele não vai ficar gripado por isso.

Tenha uma fonte para gatos. Esse tipo de bebedouro não deve substituir as demais vasilhas de água, mas é um importante estímulo para o bichano. Existem modelos para todos os bolsos. 

Outra dica é colocar um pouco do líquido da lata de atum, ou de sachês, numa das vasilhas de água (nunca na fonte automática) para aromatizar. Muitos gatos adoram isso.  

Gatos hidratados têm menos riscos de sofrer doenças nos rins e na bexiga, têm melhor circulação, absorvem mais nutrientes e ganham qualidade de vida.  Não deixe de estimulá-lo! 

Seu sofá a salvo

A gente explica pra você!

ama gatos, humano?

Acesse Sou Gato e saiba mais!

Sem tufinhos pela casa

Aprenda a escolher a escova ideal!

Som misterioso

Aquele barulhinho ao ver os pássaros