raça de gato

o famoso gato azul russo

O gato Azul Russo, ou gato Azul da Rússia, se destaca pelo reflexo azul prateado da pelagem, pelos olhos verde-esmeralda e uma história de quase extinção em meio à guerra mais devastadora da humanidade.

Quando filhote, os olhinhos do gato Azul Russo são amarelos, e conforme o bichano vai crescendo, vão ficando verdes e brilhantes. O padrão da raça, além do pelo ‘azul’, são os olhos verdes.

A origem da raça de gato Azul Russo é controversa. O bichano já foi chamado de gato maltês, na França, na década de 1920. E também já foi chamado de azul espanhol, azul chartreuse e azul americano. 

A versão mais aceita é que esse elegante gato teria, por volta de 1860, desembarcado na Inglaterra vindo de carona em navios mercantes saídos do porto da cidade russa de Arkhangelsk.

Moradores de Arkhangelsk concordam com essa origem, dizem que o gato é da terrinha e fazem questão de chamá-lo de gato de Arkhangelsk — o felino também já foi chamado por esse nome em outros países. 

A 2ª Guerra Mundial, conflito mais mortal da história, quase levou o gato Azul Russo à extinção. O principal motivo é que a Inglaterra, maior centro de criadores desse felino, foi duramente bombardeada. 

Após a guerra, foi preciso cruzar os poucos azuis sobreviventes com outras raças, como o Siamês Blue Point e o British Shorthair. Gatos escandinavos foram os responsáveis pelos olhos verdes da raça.

O Azul Russo tem forte instinto de caça e exige que os donos dediquem um tempo diário para brincadeiras, como as de varinhas com penas — um dos brinquedos favoritos de todos os bichanos.

Apesar do instinto de caça, o Azul Russo é visto como um anjinho com os donos. É comum que o gato ande atrás do tutor pela casa, vá recebê-lo na porta e até procure colo. 

Quer saber mais sobre o gato Azul Russo? Então, leia o artigo completo em Sou Gato!

O gato mais antigo do mundo?

Como a adoração aos gatos começou

ama gatos, humano?

Acesse Sou Gato e saiba mais!

Paraísos verticais para o bichano

Seu gatinho vai subir pelas paredes!

Sem tufinhos pela casa

Aprenda a escolher a escova ideal!