Raro no Brasil, o Bobtail Americano é um gato que pode ser considerado ‘novo’ no universo felino: a raça foi reconhecida em 1989. E a característica principal você já deve ter percebido: cadê o rabo?
A cauda do gato Bobtail Americano não tem um tamanho único. De acordo com criadores, costuma variar de 2 cm a 8 cm.Menos comuns, podem nascer bichanos sem nada de rabo.
Ogene do rabo curto é dominante. Ou seja, em um cruzamento entre um Bobtail Americano e um gato de cauda longa, os ‘cotoquinhos’ serão maioria na ninhada.
O gato Bobtail Americano pode balançar o rabo quando está feliz ou empolgado (como cães). A raça é apelidada de ‘Golden Retriever’ do mundo dos gatos, por ser doce e afetuosa.
A origem do Bobtail Americano é dos anos 1960. Um casal que curtia as férias no deserto do Arizona encontrou um gatinho sem rabo e sem dono, perto do hotel. O casal decidiu adotá-lo.
O casal acreditava que o gatinho tinha perdido o rabo em algum acidente. Mas ele cresceu, cruzou com uma gata que eles já tinham e, para surpresa geral, a ninhada veio ao mundo com rabinhos iguais ao do pai!
A raça é raríssima no Brasil. O preço do gato Bobtail Americano filhote nos EUA gira em torno de US$ 600 a US$ 1.200 entre os criadores mais conceituados.
Quer saber mais sobre o Bobtail Americano? Leia o artigo em Sou Gato! Você também vai encontrar mais sobre outras raças e curiosidades felinas!