Seu gato sai correndo da caixa de areia depois que faz o nº 2? Saiba que esse comportamento não é exclusivo do seu bichano.
Muitos gatos saem em disparada depois de fazer o número 2. E não há uma resposta definitiva sobre o porquê, mas existem diferentes teorias.
Uma explicação é que os gatos ficam eufóricos pela ativação do nervo vago, que é estimulado quando o felino usa o banheiro. Esse nervo pode gerar a vontade de correr.
Outra explicação está no instinto de enterrar dejetos para despistar predadores. Eles correm para ficar longe do cheiro, em segurança.
Uma terceira hipótese é que o gato esteja com dor na eliminação. Nesse caso, ele associa a caixa de areia ao desconforto e corre para se afastar do local.
Outra teoria é que o gato simplesmente está feliz por se aliviar. Ele se sente tão bem que começa a correr para demonstrar felicidade.
Muitos gatos que passam o dia dormindo precisam gastar energia e, às vezes, a saidinha do banheiro pode ser um ótimo momento para dar pinotes pela casa.
Gatos não gostam de caixa de areia suja, por isso você deve mantê-la sempre limpa. Da próxima vez que seu gato sair correndo, veja se é preciso renovar a areia.
Manter a caixinha limpa também é a melhor forma de evitar que o gato faça as necessidades em local indesejado. Lave a caixa pelo menos uma vez por semana.
Mas se o seu gato nunca teve esse comportamento e de repente passou a correr, com sinais de irritação, algo pode estar errado. Nesse caso, leve-o ao veterinário.