ciência

Ciúmes  felino  existe?

Pesquisadores japoneses foram em busca dessa resposta. Confira!

Antes, definição de ciúmes no dicionário:

Sentimento negativo provocado por receio ou suspeita de que a pessoa amada dedique seu interesse e/ou afeto a outrem

De onde surgiu a ideia de medir a ciumeira felina? Acredite: de outras duas pesquisas, que confirmaram que tanto cães, como bebês humanos, ficam visivelmente enciumados.

Os doguinhos deram piti. Um em cada quatro cães chegou a morder o bicho de pelúcia 

No caso dos cães, cientistas fizeram eles presenciarem seus tutores dando carinho para cachorros de pelúcia. 

No caso dos bebês, cientistas observaram que crianças de 6 meses ficam estressadas ao ver suas mães dando atenção para outros bebês — que na verdade eram bonecas, nos testes.

O que os cientistas fizeram no caso dos felinos? Colocaram os tutores fazendo carinhos em um bichano de pelúcia, na frente de seus gatos. 

A pesquisa foi realizada com 52 felinos, moradores de cafés para gatos e de residências convencionais. Segundo o estudo, os gatos de cafés nem deram bola para o bichano de pelúcia.

Já os gatos que viviam em casas, até prestaram atenção no felino de pelúcia, mas, segundo os pesquisadores, não foi possível detectar que eles estavam com ciúmes.

Mas o que aconteceu? O comportamento blasé dos bichanos pode ter acontecido porque, ao contrário dos cães, os gatos talvez tenham sacado que o 'rival' era de mentirinha.

Isso não quer dizer, de modo algum, que os gatos não tenham ciúmes. Mas que, ao contrário dos cães, o teste com pelúcia não rolou.

Especialistas dizem que os gatos podem manifestar ciúmes, sim. Principalmente quando outro bicho, de verdade, é adotado — situação que não foi testada na pesquisa nipônica.  

Entre os sinais da ciumeira felina estão: rosnados, arranhões, além de eliminação fora da caixinha de areia.

Se quiser saber mais sobre esse comportamento dos bichanos, leia o artigo completo em Sou Gato