comportamento

gatos no sol

Entenda por que os gatos adoram passar horas no sol!

Gatos amam o sol e podem sofrer com exageros, tendo insolação, queimaduras e até câncer de pele! O que leva os bichanos a tomar tanto sol é sua origem: seus ancestrais vieram de desertos. 

A origem no deserto faz com que os gatos se sintam confortáveis sob os raios solares (mesmo com tantos pelos). Os bichanos perdem calor quando dormem, então as sonecas sob o sol são mais confortáveis. 

Alguns gatos podem ficar o dia todo no sol, se tiverem chance.  Aí mora o perigo. Gatos brancos são os mais propensos a queimaduras. A dica é evitar que o bichano tome banhos de sol entre as 10h e 15h. 

Coberta por pelos, a pele dos gatos não gera vitamina D. Mas a pelagem exposta ao sol produz, e a vitamina é ingerida quando se lambem! Apesar disso, a maior fonte desse hormônio está na alimentação.

Pesquisa publicada em 2015, no Reino Unido, concluiu que gatos com mais vitamina D têm melhor saúde. Mas cuidado: o excesso leva à toxicidade.  

E por que os gatos rolam  no sol? Tanto por felicidade, porque estão confortáveis,  como para refrescar o lado que esquentou demais.

Claro, gatos não são movidos a energia solar. Mas sob a luz sol, o corpo do bichano gasta menos energia, o que é relaxante.

Seu gato pode e deve tomar sol. Mas se você acha que há exagero, com exposição muito alongada, pode colocá-lo para dentro de casa. E não se esqueça de incentivá-lo a beber água!

Seu sofá a salvo

A gente explica pra você!

ama gatos, humano?

Acesse Sou Gato e saiba mais!

Sem tufinhos pela casa

Aprenda a escolher a escova ideal!

Som misterioso

Aquele barulhinho ao ver os pássaros