A fama de dorminhocos dos gatos é grande. Na média, eles dormem quase o dobro dos humanos. Mas por que os gatos dormem tanto?
Uma pesquisa mostrou que mais de 50% dos bichanos dormem de 12 horas a 18 horaspor dia. E quase 40% deles dormem mais de 18 horas diariamente.
As horas de sono dos bichanos ao longo do dia não acontecem de uma única vez, mas de modo fracionado. Filhotes e gatos idosos dormem mais que jovens e adultos.
E por que tanto sono? Para que sejam eficientes na caça enquanto estão acordados, melhorando a concentração e agilidade. A soneca durante o dia evita que o gato circule por aí e seja alvo de animais maiores.
Por natureza, os gatos são crepusculares. Isso quer dizer que eles estãomais dispostos ao amanhecer e ao anoitecer, e esse é um reflexo da evolução felina ao longo de milhares de anos na natureza.
O gato se especializou em sair para caçar emambientes de pouca luz. Isso porque tanto em locais com muita ou nenhuma claridade, ele ficaria muito vulnerável a predadores.
Mas os gatos também são sociáveis e se adaptam rapidamente à rotina de seus tutores. Se o seu gato dorme na cama com você, é sinal de que o bichano já está conectado à sua rotina.
Se você acha que seu gato dorme demais, calma: existe uma espécie de morcego que é recordista, dormindo, em média, 20 horas/dia. Já os elefantes são o contrário: alguns dormem apenas 2 horas diárias.
Dias muito quentes também podem deixar o bichano com mais sono. Gatos ficam mais cansados no calor. Mas se o seu gato anda dormindo muito acima da média, pode não ser só moleza, mas tédio.
Uma forma de não deixar o gato entediado é melhorar a saúde mental do bichano. Brincadeiras diárias, com fitas, varinhas, pelúcias com catnip e bolinhas vão melhorar o humor do felino!