gata pot roast, famosa no tiktok

Gata celebridade do TikTok morre vítima de FIV felina, e acende alerta para doença

Uma das gatas mais famosas e amadas do TikTok morreu em decorrência do vírus da imunodeficiência felina (FIV). Pot Roast somava quase 1 milhão de seguidores e mais de 66 milhões de curtidas na rede social.

A doença, popularmente conhecida como aids felina, é transmitida entre os gatos por meio de mordidas e arranhões — o que reforça a importância de não deixar seu bichano solto por aí. E o pior: não há vacina contra a FIV, nem remédio que erradique a doença do organismo. 

“Meu passarinho voou para longe às 11h47 desta manhã”, escreveu a tutora da gata, moradora da cidade de Kansas (EUA), em 17 de fevereiro. 

“Quando vi Pot Roast esta manhã, pude sentir que ela havia acabado de lutar e, embora eu não tivesse parado de lutar por ela, deixei-a ir”, continuou a tutora. “Ela adormeceu em meus braços”, disse.

A tutora revelou no início de fevereiro que Post Roast havia adoecido e que poderia ter sido contaminada pela mordida de seu outro gato falecido, Carrot. A suspeita é que Carrot possa ter brigado na rua e trazido a doença para dentro de casa.

História de Pot Roast: a gata do Tiktok

A gata foi comprada por US$ 20 em 2014, em um abrigo do Missouri. A tutora disse que resolveu adotar Pot Roast para aliviar o estresse, enquanto cursava a Universidade de Ciência e Tecnologia do Missouri. A bichana se tornou viral na internet a partir de 2020, depois que seus vídeos começaram a ser publicados na rede social.

@potroastsmom

#duet with @potroastsmom go adopt a sad looking cat!!! Could be the best choice you ever make #potroasttok

♬ Lights Are On – Tom Rosenthal

“O veterinário me explicou que o FIV de Pot Roast progrediu para sua medula óssea, então sua medula óssea não está mais produzindo glóbulos vermelhos ou brancos”, explicou a tutora. “Ela teve que fazer uma transfusão de sangue, etc.” 

Após o anúncio da morte de Pot Roast, os fãs da gata encheram sua página do TikTok com mensagens de apoio e condolências. Até a conta oficial do TikTok compartilhou uma nota, escrevendo: “Oh, Pot Roast. Um gatinho profundamente amado ❤️”.

FIV felina: sintomas

Gatos FIV positivos podem ter o vírus por anos antes de manifestar sinais de doença. O vírus, segundo especialistas, mata ou danfica células do sistema imunológico e ataca os glóbulos brancos, o que causa enfraquecimento das defesas do organismo.

Os sintomas da FIV felina costumam ser:

  • Pelagem em mau estado
  • Febres frequentes
  • Falta de apetite
  • Inflamação na boca e gengiva
  • Infecções crônicas ou recorrentes nos olhos, pele, trato respiratório superior ou bexiga
  • Diarréia constante
  • Problemas oculares persistentes
  • Convulsões
  • Mudanças comportamentais
  • Sinais de distúrbios neurológicos
  • Perda de peso gradual

A deteção da FIV felina pode ser facilmente feita por exame de sangue. Então, não deixe de testar o seu bichano, levando-ao veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *