Os gatos têm atração por água corrente. Você já deve ter reparado que eles gostam de beber direto das torneiras, né! Esse apreço por água em movimento vem dos antepassados selvagens, e hoje, no ambiente doméstico, o desafio de todos os tutores é manter os bichanos hidratados. E a melhor forma de fazer isso é oferecer fontes para gatos beberem água. Elas são um verdadeiro sucesso entre os felinos!
As melhores fontes para gatos são aquelas que contam com filtros para manter a água limpa e fresca, são fabricadas com materiais de qualidade, são resistentes, têm baixo ruído e são de fácil limpeza.
Neste artigo, você vai encontrar análises detalhadas das fontes mais indicadas para os felinos, vai entender por que elas fazem tanto sucesso e descobrir como incentivar seu gato a beber mais água. Confira!
Ah, mas antes de começar, se você prefere assistir para escolher a fonte para gatos ideal, dê play no vídeo que preparamos!
Fonte para gatos Amicus
• Líder em vendas
• Ótimo custo-benefício
Bebedouro para gatos MagiCat
• Não esquenta a água
• Fonte silenciosa e muito linda
Fonte iluminada com LED
• Possui filtro de carvão ativado
• Fonte silenciosa e econômica
Fonte com cascata
• Fonte com tamanho idea para filhotes e adultos
• Fácil de limpar
Fonte estilo tobogã
• Fonte silenciosa e com filtro
• Gato pode beber do tobogã ou da “piscininha”
Fonte para gatos Joy
• Tem regulador de pressão da água
• Modelo parecido com a fonte líder em vendas
Fonte para gatos em cerâmica
• Água fresquinha sempre
• Pedrinhas atuam como filtro
Fonte estilo filtro de barro
• Vela dupla de carvão ativado
• Capacidade para até 4 litros de água
Fonte tipo tobogã de 2 litros
• Filtro de carvão ativado oxigena a água
• Fonte silenciosa
Fonte com sensor de presença
• Libera a água quando o gato se aproxima
• Reservatório transparente de 1,8 litro
Fonte controlada por aplicativo
• Controle de várias funções por app
• Fonte silenciosa e tecnológica
Fonte para gatos barata
• Um dos bebedouros mais baratos do mercado
• Ideal para quem está estreando no ‘mundo das fontes’ e quer fazer testes
Por que você deve ter uma fonte para gatos beberem água
A grande vantagem das fontes (frente aos potes de água) é que elas simulam as condições que o gatinho encontra na natureza para se hidratar. Na natureza, os felinos ingerem água corrente e o líquido de suas presas (🐀🐦🦎).
Dentro de casa, potes com água parada, embora essenciais, não são muito atraentes para o bichano. É por isso que alguns gatos usam a pata para criar movimento na água, tentam tirar as vasilhas do lugar e até bebem água da patinha.
Para os felinos, água corrente é sinônimo de água limpa, e as fontes movimentam o líquido, por meio de uma bomba, que fica submersa. Alguns modelos imitam torneiras, outros, um tobogã e alguns são como cascatas. Em comum, todos formam uma “piscininha”, onde os gatos também podem se hidratar.
As fontes também atraem a atenção dos gatinhos e acabam estimulando o consumo de água dos bichanos.
Quanta água um gato deve beber por dia?
Em média, um gato precisa ingerir de 150 ml a 300 ml de água por dia. Essa diferença é grande porque o cálculo é complexo. A quantidade de líquido varia com o peso do animal, o nível de atividade, a saúde e a dieta.
Felinos que comem apenas ração seca devem se hidratar mais, pois esse tipo de alimento tem, em média, só 10% de água na composição. Já os gatinhos que têm uma dieta úmida precisam de menos líquido por dia, já que sachês e patês possuem até 80% de água.
Se a quantidade de água que o seu bichano bebe por dia está muito aquém desses valores, cuidado! Você precisa incentivá-lo a ingerir mais água e uma das formas mais eficientes de aumentar o consumo hídrico é comprar uma fonte para gatos.
Manter o gatinho bem hidratado reduz o risco de uma série de problemas de saúde. Veja motivos para incentivar que ele beba mais água:
- Contribui para liberação de toxinas dos rins
- Reduz chances de pedras nos rins e na bexiga
- Melhora a digestão
- Ajuda no controle da temperatura corporal
- Melhora a circulação sanguínea
- Auxilia no transporte e na absorção de nutrientes
- Mantém todos os órgãos hidratados para que funcionem adequadamente
- Mantém o trato urinário saudável
Tipos de fontes para gatos beberem água
As fontes se popularizaram tanto nos últimos anos que hoje em dia encontramos vários modelos diferentes, seja quanto ao tipo de queda d’ água, material e filtro utilizado.
Cada gato tem suas próprias preferências quanto ao tipo de fonte de água e ao material. Gateiros de longa data já devem ter reparado que alguns bichanos não se dão bem com plástico, enquanto outros preferem porcelana ou cerâmica. Isso deve ser levado em consideração na hora de escolher o melhor bebedouro para gatos.
Abaixo, listamos as melhores fontes para gatos beberem água, pontuando seus diferenciais e suas vantagens, para que você possa fazer uma ótima escolha para o seu bichano!
Fonte para gatos Amicus
Este modelo une preço e eficiência e está entre as fontes para gatos mais baratas e elogiadas do mercado. É um bebedouro para gatos simples, com motor bastante silencioso e que não incomoda os bichanos. O reservatório é de plástico, a bomba é fixada por ventosas, o que permite colocá-la em qualquer potinho. O cano é em aço inox e fácil de limpar.
Tem filtro de carvão ativado, que elimina cloro e demais impurezas da água. Segundo o fabricante, usando água direto da torneira, a recomendação é trocá-lo a cada quatro semanas. Uma dica para prolongar a vida útil do filtro é utilizar água filtrada — dessa forma, a substituição pode ser feita a cada 12 semanas. Você pode comprar os filtros de carvão ativado separadamente.
A fonte vem com um filtro, então, para garantir o estoque suficiente para um ano, você pode comprar mais três, se optar por usar água filtrada.
Fonte para gatos Amicus
• Baixo consumo de energia e bivolt
• BSegurança com baixa tensão no fio
• Fonte simples, barata e eficiente para aumentar o consumo de água do seu gatinho
Bebedouro para gatos MagiCat
Esta fonte é uma atração à parte. Além de linda e decorativa, vai surpreender as visitas, que vão ficar curiosas em saber do que se trata. E o melhor de tudo: os gatos amam!
A fonte é composta por torneirinha, cano transparente, balde, motor e pedras naturais de rios. Em funcionamento, ela é praticamente uma ilusão de ótica. A gente tem a impressão de que a água sai diretamente da torneira, suspensa no ar, para o baldinho. Mas na verdade, a água, que fica no balde, é impulsionada cano acima pelo motor, até a torneira. De lá, o líquido escorre por fora do caninho, atraindo a atenção do gato.
Entre as vantagens está o sistema de filtragem, no qual as pedras retêm pelos e poeira e ainda mantêm a água sempre fresca. O motor não queima em caso de falta de água, não entope e, segundo o fabricante, conta com sistema antichoque.
O bebedouro MagiCat é feito com materiais seguros, os mesmos utilizados pela indústria alimentícia para humanos. Isso garante que o bichano não vai ingerir substâncias tóxicas e nem desenvolver acne felina.
Este bebedouro para gatos funciona ligado na tomada (é bivolt) e tem consumo de energia de 5 W.
A limpeza deve ser feita, ao menos, duas vezes por mês, colocando as pedrinhas em outro balde com água e agitando. O atrito entre as pedras já promove a higienização. O fabricante também oferece o kit de limpeza da MagiCat, que vem com escovinha especial e um cano extra.
Vem com um suporte de acrílico para dar mais estabilidade ao baldinho da fonte.
Fonte para gatos MagiCat
• Fácil de limpar, não precisa de instalação hidráulica, basta ligar na tomada; é bivolt
• Não esquenta a água. Pedrinhas mantêm a água sempre fresca
• Fonte muito silenciosa, além de linda
Fonte iluminada com 5 camadas de filtragem
A fonte Healthy Pet chama a atenção pela iluminação em LED na cor azul, pela grande capacidade do reservatório, de 2,4 litros, e pelo sistema de filtragem em cinco camadas.
O filtro de carvão ativado retém sujeiras e elimina impurezas e odores da água. A fonte vem com um filtro, e novos são vendidos em pacotes com até 20 unidades.
A iluminação em LED fica ativada durante todo o tempo de funcionamento, o que além de decorar o ambiente, auxilia na visualização do nível da água e atrai os bichanos à noite. A fonte, com potência de 1,5 W, é muito silenciosa e econômica — você só vai ouvir o som tranquilizante da água.
Esta fonte para gatos com filtro é composta por sete peças: bacia, bomba de água, tampa superior, filtro de carvão ativado, bocal, pétalas e tampa. A água escorre pelas pétalas, formando seis miniquedas de água — o que permite que mais de um felino use ao mesmo tempo.
Fonte para gatos com LED
• Reservatório para 2,4 litros de água
• Fonte silenciosa e econômica no consumo de energia
• Usa filtro de carvão ativado, que remove impurezas, odores e gosto ruim da água
Fonte para gatos com cascata
Estas três quedas de água serão como uma nova maravilha da natureza na sua casa. Os gatos adoram água corrente, e os diferentes níveis das cascatas também servem para saciar a sede dos bichanos de diferentes tamanhos. Essa fonte, que possui sistema de filtragem com carvão ativado, é indicada para filhotes e adultos.
A bomba de 12 V, bivolt, permite três regulagens de vazão de água, divididas em mínima, média e máxima. A capacidade do reservatório é de 2,5 litros, o que contribui para manter o líquido sempre fresco.
O formato da fonte também garante muita estabilidade. O motor não produz ruído e o som da água descendo pelas três cascatas é relaxante.
Além do design bonito e inovador, a fonte é de fácil montagem e desmontagem para limpeza. O fabricante recomenda que a troca do filtro seja feita em, no máximo, 45 dias. Novos filtros são vendidos em embalagens com três unidades.
Fonte para gatos com cascata
• São 3 níveis de queda de água para atender gatos filhotes e adultos
• Bomba tem 3 regulagens de vazão da água
• Fácil de montar e de limpar
Fonte de água estilo tobogã
A fonte estilo tobogã tem capacidade para até 3 litros de água e utiliza filtro de carvão ativado para manter o líquido limpo e sem odores.
Mesmo com o grande reservatório, o design é compacto e se encaixa até mesmo em pequenos espaços. A bomba é silenciosa, fica submersa e tem ajuste de pressão para regular o jato de água que desce pelo tobogã.
Seu gatinho pode beber tanto a água que está descendo quanto da que se forma na “piscininha”. É fácil de limpar, higiênica e resistente. O filtro de carvão ativado é vendido separadamente.
Fonte para gatos tipo tobogã
• Reservatório comporta até 3 litros de água
• Bomba silenciosa e com filtro
• Fonte fácil de limpar e resistente
Fonte para gatos Joy
Este lançamento da Furacão Pet tem o design que lembra o sucesso de vendas entre as fontes para gatos baratas — a Aqua Mini, da Amicus. O produto tem capacidade para 1,5 litro de água, possui filtro de carvão ativado para manter a água limpa e fresquinha e vem em várias cores.
- Curiosidade felina: Entenda por que gatos trazem presentes para os donos e como lidar com isso
Uma das diferenças para o outro modelo consagrado é que esta fonte tem regulador de pressão da água, o que permite diferentes velocidades de vazão — podendo atrair ainda mais a atenção do gato. A fonte vem com um filtro, e novos são vendidos à parte. É bivolt.
Fonte para gatos Joy
• Modelo muito parecido com a fonte Aqua Mini, da Amicus, que é sucesso de vendas
• Tem regulador de pressão da água
• Comporta até 1,5 litro de água
Fonte para gatos de cerâmica
Quem tem filtro de cerâmica em casa, sabe que a água fica fresquinha o dia inteiro! Esta fonte para gatos oferece esse mesmo benefício. O modelo tem capacidade para 3 litros, bomba bivolt de 2,5 watts e é muito silenciosa.
Segundo o fabricante, o consumo de energia é baixo e com a fonte ligada o dia todo a projeção é de aumento de R$ 3 a R$ 5 por mês na conta de luz. O fio tem cerca de 1,20 metro e a tomada é padrão Inmetro. O cano é feito em alumínio polido com 9 mm de diâmetro.
A bomba tem uma tela filtrante que retém as impurezas para que seu gatinho receba água limpinha e fresca. A recomendação é abastecer o reservatório somente com água filtrada.
A limpeza é simples e deve ser feita uma vez por semana, apenas com esponja e água para remover as impurezas.
Fonte para gatos de cerâmica
• Garantia de água fresca o dia inteiro
• Reservatório com capacidade de 3 litros
• Sucesso de vendas e muito elogiada pelos tutores
Fonte para gatos em cerâmica estilo filtro de barro
Este modelo em cerâmica é ideal para quem quer manter a água dos bichanos sempre fresca. O sistema é muito parecido com os tradicionais filtros de barro para humanos: uma vela dupla de carvão ativado tem o papel de miniestação de tratamento, eliminando odores e reduzindo impurezas. Uma bomba mantém a circulação da água, que sai do reservatório para uma vasilha, ambos em argila.
Para quem tem gatos que não gostam de vasilhas de plástico ou metal, este é o modelo ideal.
A tecnologia utilizada na constituição dessas fontes de cerâmica para gatos tem uma diferença em relação aos filtros para humanos: não formam aquelas tradicionais camadas de limbo, comuns em cerâmicas com água.
Em locais muito quentes, uma queixa de tutores com alguns modelos de fontes plásticas é que o motor, dependendo do modelo, pode esquentar a água. Situação que não acontece nesta fonte de barro.
Esse modelo da Acquapet é bivolt e tem capacidade para muita água: são 4 litros, volume que somado ao isolamento térmico promovido pela cerâmica garante a temperatura sempre agradável.
Fonte para gatos tipo filtro de barro
• Água fresca para o seu gato o dia inteiro
• Vela dupla de carvão ativado elimina odores e impurezas da água
• Reservatório é bem grande, com capacidade ára 4 litros de água
Fonte para gatos tipo tobogã de 2 litros
Esta fonte é silenciosa, fácil de limpar e do jeitinho que os gatos amam: a água jorra por um pequeno chafariz e desce pela rampa até o reservatório, onde o ciclo se renova. Tanto o visual como o som da água em movimento são um atrativo para que o gato se mantenha hidratado.
O bebedouro pode ser encontrado em várias cores e já vem com um filtro de carvão ativado, que deve ser trocado com o tempo. Os destaques desta fonte são o silêncio, com som apenas da água escorrendo — como de pequenos aquários, e a capacidade de 2 litros, o que ajuda a manter a água fresca.
Os gatos podem tomar água tanto da vasilha, como no tobogã ou diretamente no chafariz. Não é raro os bichanos também decidirem brincar com o produto, dando tapinhas na água e correndo em volta do bebedouro.
Fabricada pela Plast Pet, esta fonte não é bivolt, então, atenção na hora de comprar: existe o modelo de 110 V e o de 220 V, não vá errar!
Fonte para gatos tipo tobogã
• Vem com filtro de carvão ativado, que oxigena a água e a mantém limpa
• Reservatório para até 2 litros de água
• Baixo ruído e fácil de higienizar
Fonte para gatos com sensor de presença
Esta é uma tecnologia que muita gente procura para não deixar a bomba d’água ligada o dia todo: a fonte de água para gatos com sensor de movimento, que é acionada na presença do bichano.
Mas como funciona este bebedouro automático para gatos? Um sensor infravermelho, que fica ligado o tempo todo, aciona a bomba ao detectar a presença do bichano a uma distância de até 3 metros. A bomba é silenciosa e o aparelho vem com um filtro triplo para manter a água sempre limpa, barrando impurezas — como poeira, pelos e pedacinhos de ração. Você pode comprar filtros à parte para repor.
O reservatório tem capacidade de 1,8 litro e é transparente, facilitando a observação para a hora da reposição da água ou limpeza da fonte.
Fonte para gatos com sensor
• Sensor de presença libera água automaticamente quando o bichano se aproxima
• Bomba silenciosa, reservatório transparente para até 1,8 litro de água
• Tem filtro triplo para manter a água sempre limpa e barrar impurezas
Fonte para gato beber água controlada por aplicativo
Este bebedouro automático da Ekaza é cheio de tecnologia e fornece água corrente para o seu bichano se esbaldar! Com um sistema de circulação especial de água, que mantém o líquido em constante movimento, eliminando bactérias encontradas em tigelas de água parada.
A capacidade de armazenamento é de 2 litros. A fonte possui temporizador para que seja possível programar horários específicos para as porções de água, garantindo que seu gatinho jamais fique sem água, mesmo se você estiver fora de casa.
A fonte é compatível com assistentes de voz para que você controle a distribuição da água por comandos de voz. O bebedouro inteligente também pode ser gerenciado por aplicativo.
Pelo aplicativo, você pode ligar e desligar o bebedouro automático e ainda recebe notificações quando o nível de água está baixo e quando é o momento de trocar o filtro.
Bebedouro inteligente para gatos
• Ligue e desligue a fonte, monitore o nível da água e veja quando trocar o filtro: tudo isso por aplicativo
• Fonte silenciosa
• Capacidade de 2 litros
Fonte para gatos na Shopee
No popular site de comércio eletrônico Shopee, a fonte campeã de pedidos é a PopFont. São mais de 54 mil vendas do produto, que tem como forte apelo o preço, um dos mais em conta do mercado.
A estrutura desta fonte de água para gatos se divide em vasilha, motor bivolt, tampa e cano com formato de guarda-chuva para jorrar a água. Das mais de 27 mil avaliações dos clientes, a nota do produto fica próxima da pontuação máxima — prova da satisfação da clientela.
Este bebedouro para gatos está disponível nas cores azul, vermelho, rosa e preto. Para quem está preocupado em fazer o bichano a beber mais água e quer estrear no mundo das fontes, essa é sem dúvida uma das opções mais econômicas!
Fonte para gatos barata
• Está entre os bebedouros com menor preço do mercado
• Fonte bivolt
• Reservatório para 1,5 litro de água
Como incentivar o gato a beber água na fonte?
Os gatos são curiosos e desconfiados. A chegada de uma nova fonte em casa com certeza não vai passar despercebida pelos bichanos. Mas para que as reações iniciais do gato, como a de chegar a passos lentos próximo à nova fonte, meio abaixadinho, cheirando tudo, termine em alegria e muita hidratação, é bom seguir um passo a passo.
Antes de mais nada: mesmo que as fontes venham muito bem empacotadas, lave-as antes do primeiro uso. O método é o mesmo que você já usa para limpar as vasilhas do seu bichano, com água corrente, e cuidado para não deixar nenhuma espuma.
Depois, é a calma: se o seu gato nunca viu uma fonte dessas em casa, ligar o aparelho, pegar o bichano e colocar em frente a esse ‘alienígena’ pode acabar em trauma. Não force a amizade! Coloque a fonte no chão, em um local calmo, abastecida com água, e deixe o gato se aproximar por conta própria. Não ligue a fonte na tomada ainda!
Quando o gato já tiver explorado a novidade, dado umas lambidinhas na água, espere ele se afastar e ligue o aparelho — com cuidado para que ele não esteja por perto e se assuste.
A curiosidade irresistível dos gatos vai fazer com que o bichano volte à fonte, que agora ele já conhece, para investigar essa movimentação da água. A partir de então, é altamente provável que seu gato ame a fonte.
É importante destacar também que a fonte é um incentivo, e tanto, para manter seu gato hidratado. Mas não deve, de modo algum, ser o único ponto de hidratação do felino na casa.
Vasilhas ou outras fontes automáticas devem ser colocadas em quantos cômodos for possível — sempre distantes das caixas de areia e da comida. Se você mora em casa e seu gato tem acesso ao quintal, não esqueça de que devem ser mantidas vasilhas com água na parte externa também.
Dicas para incentivar o gato a beber mais água
- Espalhe vários potes de água pela casa
- Tenha potes com a boca larga para que o gato não encoste os bigodes nas bordas
- Coloque as vasilhas de água distantes dos potes de comida e da caixa de areia
- Ofereça fontes para o gato beber água
- Coloque pedrinhas de gelo na água. Não se preocupe, pois o gato não ficará resfriado e nem com dor de garganta por beber água gelada
- Inclua sachês e patês na dieta do bichano, pois eles têm muito mais água na composição do que a ração seca
- Ao preparar o sachê, adicione mais água filtrada e só então ofereça ao gatinho
- Em dias de muito calor, prepare um picolé de sachê. Coloque água no alimento e congele em forminhas de gelo ou próprias para fazer picolé. Depois de congelado, é só oferecer ao felino
- Congele também a água do atum. Coloque em forminhas de gelo, espere congelar e ofereça ao bichano
Sintomas que podem indicar desidratação dos gatos
- Pele solta: você puxa e ela demora para voltar ao lugar
- Gengivas secas e pegajosas
- Preguiça e sonolência acima do normal
- Perda de apetite
- Olhos fundos
- Ofegante, o que pode indicar superaquecimento
- Queda no uso da caixa de areia (que também pode significar alguma obstrução)
Agora que você já sabe a importância das fontes para gatos beberem água, não deixe de fornecer um bebedouro para estimular o seu gatinho a se hidratar mais. Ele vai ficar feliz, saudável e vai te agradecer profundamente. Até a próxima! ❤️