Um gato que sobreviveu ao ataque russo na cidade de Borodyanka, na Ucrânia, foi adotado pelo governo daquele país.
O anúncio da adoção do gato foi pelo feito pelo ministro de Assuntos Internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko. “Lembra do gato sobrevivente de #Borodianka? Me mandaram uma feliz atualização da história dele! Ele agora vive no Ministério da Administração Interna, alimentado, de banho tomado e amado. E vai participar de todas as reuniões importantes, é claro”, disse Gerashchenko no Twitter. O texto é acompanhado de fotos do gato no local do ataque e depois, recebendo atendimento veterinário.
A publicação do ministro ucraniano foi acompanhada das hashtags #UkraineUnderAttack e #StandWithUkraine (UcrâniaSobAtaque e FiqueComUcrânia). A postagem, feita no fim de semana, recebeu mais de 32 mil curtidas e 5,8 mil retuítes.
Na quinta-feira, Gerashchenko, que é um fervoroso amante dos animais, já havia compartilhado fotos do mesmo gato, logo após o bichano ter sido resgatado em meio a pedaços de concreto de um prédio, destruído durante os ataques. O animal estava todo sujo e com os pelos desgrenhados.
O bichano resgatado em meio aos escombros e agora adotado pelo governo ucraniano ainda não teve um nome divulgado.
“Dizem que as crianças são resilientes, mas nunca subestimem a resiliência dos gatos”, escreveu um apoiador na publicação do ministro. “Comovente. Obrigado aos queridos companheiros ucranianos, que tiveram caridade por esse pequeno companheiro e o ajudaram a sobreviver. Que este gato seja um símbolo: bravo e ainda de pé”, escreveu uma usuária da rede.
Enquanto alguns apoiadores demonstravam emoção com a adoção do gato, ainda sem nome, pelo governo da Ucrânia, alguns se perguntavam sobre os donos do bichano e o que poderia ter acontecido com eles.
Borodyanka é uma das cidades da região da capital ucraniana Kiev que foram completamente destruídas pelos russos durante a guerra, que teve início em 24 de fevereiro. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que a situação na cidade é “significativamente mais terrível” do que na vizinha Bucha, onde existem relatos do assassinato de civis pelas tropas russas.
Segundo a procuradora-geral da Ucrânia, Iryna Venediktova, na região de Kiev, que inclui Borodyanka, Bucha e outras cidades e vilarejos como Irpin, as autoridades encontraram “650 cadáveres”.
A Rússia negou alvejar civis e diz que imagens de corpos em Bucha foram encenadas pelo governo ucraniano para justificar mais sanções contra e atrapalhar as negociações de paz. Borodyanka fica a cerca de 25 km de Bucha e pouco mais de 30 km dos limites de Kiev.
Gatinha é resgatada em escombros de prédio na Ucrânia
Também em Borodyanka, equipes de socorro resgataram, no último dia 6, uma filhote de gato, vítima da guerra. A exemplo do bichano que acaba de ser adotado pelo governo, a gatinha estava nos escombros de um prédio no subúrbio daquela cidade. Veja o vídeo da gatinha logo após o resgate!
Stepan, o gato mais famoso da Ucrânia, arrecada doações
O gato mais famoso da Ucrânia, Stepan, o felino fofo e melancólico do Instagram e do Tiktok, está desde março na França, junto com sua tutora, Anna. Antes de conseguirem escapar da zona de guerra, eles passaram dois dias se escondendo de bombardeios em um porão e ficaram uma semana sem energia elétrica. A fuga da zona de guerra foi por trem, numa viagem de 20 horas de duração.
Stepan é famoso nas redes sociais e soma 1 milhão de seguidores no Instagram e 1,1 milhão no Tiktok.
Recentemente, Stepan foi selecionado para o prêmio de maior prestígio no campo dos influenciadores digitais. O felino de 13 anos foi indicado ao ‘World Influencers and Bloggers Awards 2022’, agendado para o mês de maio. Todos os fundos que serão obtidos com este evento serão doados para instituições de caridade.
Além disso, no início do mês de março, o gato ucraniano arrecadou 10 mil dólares para organizações e instituições de caridade que prestam ajuda a animais apanhados na guerra.
Gostou da notícia? Confira a página inicial de Sou Gato e saiba muito mais sobre o universo felino!