Por que os olhos dos gatos brilham no escuro? Isso acontece graças a uma membrana que fica dentro do globo ocular, chamada de tapetum lucidum — tapete brilhante, em latim. Esse tapetinho serve para que os gatos possam enxergar muito melhor que nós, humanos, em ambientes com quase nenhuma luz.
A vantagem desse recurso para os felinos é a caça. Pássaros, por exemplo, não são equipados com esse dispositivo que faz os olhos brilharem. A natureza desenvolveu os gatos como caçadores em ambientes de pouca luminosidade — e é por isso que seu gato dorme tanto durante o dia, e fica mais agitado ao entardecer e nas madrugadas.
- Leia também: Por que os gatos dormem tanto?
Todo o brilho que você vê nos olhos dos gatos à noite vem do reflexo de alguma fonte de luz. Um farol de veículo, uma lanterna, a lâmpada de um poste ou o flash de uma foto podem gerar esse efeito. Os olhos dos gatos não brilham sem nenhuma luz por perto.
E, assim como nós, os bichanos não enxergam nada na escuridão absoluta. A diferença que o tapetum lucidum traz, junto com outros recursos no olho do bichano, é uma capacidade de enxergar muito melhor que outras espécies em ambientes de pouquíssima luminosidade.
A fama do brilho do olho do gato à noite é tão grande, que até batiza a famosa sinalização noturna das estradas — aquelas tachas colocadas para reforçar as faixas das rodovias.
Apesar do reconhecimento maior ser dos gatos, os bichanos não são os únicos que ficam com o olho brilhando no escuro. Cães, cavalos, bois, morcegos, crocodilos, cetáceos (como baleias e golfinhos) e alguns tipos de peixes também contam com esse recurso.
Como é a visão de um gato à noite?
A capacidade dos gatos de enxergar no escuro é seis vezes maior que a dos humanos. Imagine aquela situação em que você entra em um cômodo quase completamente escuro, e só consegue ver apenas o contorno dos móveis e de alguns objetos. Como a visão dos gatos é 500% mais eficiente que a sua, para ele é possível até caçar formigas e joaninhas em um ambiente desses, onde você mal enxerga um armário.
Além do tapetum lucidum, famoso por proporcionar o olhar brilhante no escuro, os gatos possuem outras tecnologias naturais para facilitar a visão em pouca claridade. Os gatos têm córneas e pupilas muito grandes, com diâmetros cerca de 50% maiores que dos humanos. Portanto, mais luz pode passar pelos olhos dos felinos e atingir a retina. E os bichanos contam ainda com muito mais fotorreceptores que os humanos. Na periferia da retina, a concentração máxima de bastonetes — células sensíveis à luz — em gatos é cerca de cinco vezes maior do que em humanos.
Gatos enxergam mal de perto
Com tantos recursos para enxergar à noite, a natureza acabou economizando em outras funções da visão dos bichanos. Já reparou que, às vezes, você coloca algo na frente do seu gato, como um petisco, e ele parece não estar encontrando? É que a acuidade visual do bichano, realmente, não é uma maravilha da natureza.
O gato tem metade da capacidade visual de um cão, e um quinto da visão de um cavalo. Em comparação conosco, que enxergamos melhor que cães e cavalos, o bichano precisa estar sete vezes mais próximo de um objeto para vê-lo — isso se ele não for míope, o que pode deixar essa proporção ainda maior.
Quais cores os gatos enxergam?
Os gatos enxergam menos cores que os humanos. Apesar de serem muito superiores no escuro, os bichanos têm suas limitações. Mas sem exageros: não acredite em crenças populares de que gatos e cães enxergam apenas em preto e branco: cientistas afirmam que isso não é verdade. Esses bichos veem o mundo em cores.
Mas os gatos, a exemplo dos cães, bovinos e cavalos, têm dificuldade em distinguir entre vermelho, verde e amarelo. É uma situação semelhante à dos humanos daltônicos, que têm dificuldade de distinguir verde e vermelho.
Curtiu saber por que os olhos dos gatos brilham no escuro? Confira mais conteúdos sobre comportamento felino, além de dicas e produtos para gatos nos links abaixo!