Um gato visto diretamente do espaço? Essa foi a interpretação de muita gente, nesta semana, ao observar imagens de satélite publicadas pela Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês).
A agência canadense nem imaginava que as fotos teriam tanta repercussão, quando publicou na internet as imagens da Ilha de Cabo Bretão (em inglês, Cape Breton Island), localizada na Nova Escócia, região leste do Canadá. O objetivo era mostrar a geologia e a história da região, destacada por suas belezas naturais. Mas o que muita gente viu mesmo não foi uma uma forma geológica, mas os contornos de um bichano.
A foto de satélite da CSA, publicada na conta oficial da agência, trouxe a seguinte descrição para a imagem: “As Terras Altas de Cabo Bretão abrigam as rochas mais antigas da Nova Escócia. Você está olhando para a linha da falha Aspy e os restos de uma cordilheira de bilhões de anos, chamada Appalachians”.
- Leia também: Entenda por que os gatos dormem tanto e saiba se o seu bichano está com o sono dentro da média!
O que os pesquisadores da agência não imaginavam é que a dominação felina na internet levaria os seguidores a ter uma outra visão sobre a imagem: a de um bichano com uma das patas esticada. Vai dizer que você também consegue ver um gato na imagem acima? Pois então, parece que muita gente só viu um gato, e nada de ilha, risos.
Diante da repercussão, a própria CSA acabou entrando na brincadeira e publicou um novo tuíte, bem-humorado, comentando a situação:
“Então, aparentemente, alguns de vocês veem um gato nesta imagem de satélite. Isso significa que deveria se chamar Gato Bretão em vez de Cabo Bretão? Ajude-nos a resolver essa confusão, por favor”, escreveu a agência espacial canandense.
Os seguidores gateiros da agência espacial adoraram a iniciativa e interagiram com memes e trocadilhos em inglês. Mais uma prova de que o amor por gatos não tem limites e vai para além dos limites do próprio planeta, risos.
Avistamento de gato em Marte
A situação protagonizada pela CSA não é a primeira em que gateiros veem a imagem de um bichano em fotos vindas do espaço. Em 2021, uma formação geológica de apenas 16,5 centímetros fotografada em Marte pela sonda Curiosity, da Nasa, gerou alvoroço. Observe a rocha marciana abaixo e tire suas conclusões.
Uma das interpretações dadas à pequena ‘escultura’ natural, criada pela natureza marciana por meio de processos erosivos na rocha, é que a imagem seria de um “gato andando de jet ski”. Olha, não dá pra dizer que não parece, hein?
Gostou deste artigo? Então acesse a página inicial de Sou Gato, que tem muitas outras informações e curiosidades lá!
Veja outras histórias!