Pesquisadores franceses fizeram uma descoberta reveladora sobre como chamar gato e ele responder! Eles testaram o popular som para atrair gatos, feito por muitas pessoas (descubra que som é este em um vídeo abaixo) e também testaram outras formas de contato para atrair os bichanos.
Cientistas da Universidade de Paris Nanterre realizaram o experimento em um cat café, onde os bichanos circulam livremente e podem se aproximar dos clientes à vontade. O objetivo foi testar diferentes estratégias de como chamar o gato com a maior eficiência possível. Os resultados deste teste você fica sabendo agora, aqui em Sou Gato!
Como chamar gato: as descobertas científicas
Os pesquisadores descobriram alguma coisa ao ficar chamando gatos por várias horas? Sim! Segundo eles, os animais foram mais receptivos às pessoas desconhecidas quando elas realizavam sinais vocais e visuais combinados. Isso quer dizer que os bichanos atendiam mais quando os cientistas os chamavam com sons e gestos, como chamar o nome do gato e estender a mão ao mesmo tempo.
Os pesquisadores também perceberam que quando os humanos simplesmente ignoravam os felinos, os bichanos frequentemente abanavam o rabo — um possível sinal de frustração ou ansiedade.
- Saiba tudo sobre: Por que os gatos mordem seus donos?
Os cientistas têm esperança de que suas descobertas aprimorem a qualidade dos relacionamentos entre humanos e gatos, bem como o bem-estar felino.
“Devemos incentivar as pessoas a utilizar pistas visuais apropriadas ao interagir com gatos, especialmente com indivíduos desconhecidos”, escrevem os autores.
Os gatos são conhecidos por desenvolverem a habilidade de interpretar e responder a sinais humanos ao longo do processo de domesticação, que começou — acreditam os pesquisadores — há cerca de 10 mil anos. Portanto, como atrair gatos é uma preocupação antiga da humanidade (risos)!
Estudos recentes demonstraram que os bichanos reconhecem a voz de seus donos — e muitas vezes os ignoram de propósito!
A gente já fez até um vídeo sobre isso:
Mas os autores deste novo trabalho lembram que as pesquisas sobre as interações humanas com gatos ainda são limitadas.
Como chamar um gato: o que de fato funciona
Para este estudo, publicado na revista Animals, a equipe se propôs a descobrir o quão sensíveis os gatos são aos sinais humanos, quais são os mais receptivos e como eles respondem.
Doze gatos foram recrutados para o estudo, todos residentes há pelo menos três anos em dois cafés para gatos localizados em Bordeaux e Toulouse, na França.
Um de cada vez, os felinos eram conduzidos a uma sala tranquila com seus respectivos tutores, onde um pesquisador desconhecido os aguardava.
Após 10 segundos, o pesquisador executava uma das quatro ações: oferecer um sinal visual, emitir um sinal vocal, fazer ambos simultaneamente (bimodal) ou não fazer nenhum sinal.
Exemplos de sinais visuais incluíam estender a mão e piscar lentamente, enquanto os sinais vocais eram chamar o nome do gato ou fazer o som “pss pss”, amplamente usado por nós, brasileiros — e lá na França também — para atrair os felinos.
O tempo que o gato levava para se aproximar a 10 centímetros do pesquisador era registrado, assim como suas reações, como miados, piscadas de olhos ou abanar do rabo.
Após análise dos dados, constatou-se que os felinos se aproximaram dos pesquisadores de forma muito mais rápida quando eles faziam sinais visuais (gesticulavam) ou usavam uma combinação de sinais visuais e vocais, também conhecidos como sinais bimodais.
A comunicação vocal isolada não foi tão atrativa para os felinos. Isso ocorre porque os gatos não estão acostumados a serem chamados sem que haja contato visual prévio por parte do humano.
Também foi constatado que os felinos abanavam suas caudas com maior frequência quando não recebiam nenhum sinal, em comparação aos casos em que eram expostos a sinais visuais ou bimodais. Ou seja, os bichanos ficavam frustrados com a falta de atenção.
“O movimento lateral da cauda geralmente ocorre quando os gatos estão diante de situações frustrantes”, explicam os autores, reforçando que os dados indicam que estar em uma sala com um humano desconhecido que os ignora pode ser desconfortável e até mesmo decepcionante para os felinos.
Barulhos para chamar gatos funcionam melhor com gestos
Os cientistas da Universidade de Paris Nanterre descobriram que a melhor forma de como chamar gato é fazendo pequenos barulhos — o ‘pss pss’ — e gesticulando com as mãos. Apenas fazer sons ou gesticular, isoladamente, não deu resultado significativo.
Veja no vídeo abaixo como foi a forma mais eficiente de como chamar um gato, conforme o estudo:
Essas descobertas trazem importantes contribuições para a compreensão das interações humanas com os gatos e têm o potencial de melhorar a qualidade dos relacionamentos entre tutores e felinos, bem como o bem-estar dos bichanos em geral.
A partir desses resultados, os autores sugerem que as pessoas sejam encorajadas a utilizar sinais visuais adequados ao interagir com os gatos, especialmente quando se trata de indivíduos desconhecidos.
Portanto, se você deseja conquistar o coração de um gato, lembre-se: olhares atentos e gestos amigáveis podem ser a chave para estabelecer uma conexão mais próxima e agradável com esses adoráveis e independentes felinos.
Pessoas que atraem gatos existem!
Diferentes pesquisas mostram que existem, sim, pessoas que atraem gatos por diferentes razões. E isso mostra que quando um gato te escolheu pode não ter sido mero acaso. Se você quer saber por que algumas pessoas atraem gatos, nós produzimos o vídeo abaixo!
Gostou de saber mais sobre como chamar gato? E se você ama aprender mais sobre o universo felino, inscreva-se na nossa newsletter para receber conteúdos inéditos sobre os bichanos. Estamos te esperando lá!