Gatificação de ambientes é a transformação do espaço em um lugar mais adequado para os gatos. Mas como gatificar a casa e qual a importância disso na vida do gato? Elaboramos aqui um passo a passo para que sua casa vire um paraíso para o seu bichano.
O que é gatificação e por que gatificar a casa?
Apesar de mais dóceis que há 10 mil anos, quando se aproximaram dos humanos (e nos dominaram), os gatinhos seguem com vários instintos da época em que eram ferinhas selvagens. A gatificação funciona para saciar esses instintos, que se reprimidos podem levar o gato a descarregar a energia onde muita gente não gostaria. Um sofá arranhado e objetos quebrados, por exemplo, podem ser resultado da falta de um ambiente adaptado a esses anjinhos de patas.
Gatificar o ambiente significa dividir o território com o seu gato de forma positiva. Enquanto ele tem seus espaços próprios para adquirir confiança no mundo vertical, acessando os pontos altos do cômodo, você ganha vendo o seu bichano feliz, confiante e seguro. Essa alegria do gato vem de conseguir expressar seus instintos, que são pular, escalar, brincar, dormir e caçar.
Seu gato dorme demais, o dia todo? Cuidado! Isso pode ser sinal de falta de um ambiente enriquecido, estimulante e adaptado à espécie felina. Como os gatinhos vivem em confinamento dentro de casas e apartamentos, nós, tutores, precisamos enriquecer esses espaços para que eles tenham uma boa saúde física e psicológica.
Jackson Galaxy, treinador de gatos e estrela do programa Meu Gato Endiabrado (Animal Planet), recomenda que os elementos que compõem a gatificação da casa fiquem no cômodo onde você passa boa parte do tempo, como quarto, sala de TV e escritório, para que o seu cheiro se misture com o do seu gatinho. Nada de instalar o parquinho para gatos naquele quartinho que ninguém frequenta, hein!
Gatos são escaladores naturais, eles amam ficar no alto para observar a movimentação no ambiente. Sendo assim, é preciso levar isso em consideração ao fazer o projeto de playground para gatos. Como eles gostam de superfícies que estejam longe do chão, considere montar um mundo vertical para ele, incluindo prateleiras, árvores de gato, camas e nichos, pensando sempre no fluxo de tráfego e em criar rotas de fuga para que o animal não se sinta encurralado.
A verticalização não é um problema para gatos idosos ou com dificuldades de locomoção. Será preciso apenas adaptar os espaços, seja colocando as prateleiras mais próximas umas das outras ou ainda instalando rampas de acesso para facilitar o deslocamento e o acesso do bichano às partes mais altas.
Como fazer um ambiente enriquecido para gatos?
Enriquecimento ambiental vai muito além de ter um parquinho para gatos. A gatificação da casa significa proporcionar um espaço adequado e estimulante para o gato de forma que ele se distraia, se exercite e brinque.
Quando falamos em gatificação, precisamos nos preocupar com cinco pontos:
- Locais para arranhar
- Locais de alimentação
- Locais de hidratação
- Caixas de areia
- Refúgios e áreas de descanso
É possível criar um ambiente atrativo para o gato também no nível do chão. O mais importante para as duas situações é tornar o espaço interessante e estimulante de forma que o bichano se exercite e tenha distrações.
A seguir, selecionamos as melhores ideias de gatificação para você aplicar em casa ou no apartamento e permitir que o seu gatinho expresse todo o seu instinto. Veja só!
Arranhadores, porque gatos não vivem sem arranhar
Tão certo quanto comer, beber, usar a caixinha de areia e ronronar, seu gato vai precisar arranhar alguma coisa, uma ou várias vezes ao dia. Há mais de uma razão para isso. Afiar as unhas e se livrar das camadas soltas, alongar os músculos, exercitar, desestressar e marcar território, tanto visualmente como pelo cheirinho que a sequência de unhadas vai deixar no objeto. Quando seu gato arranha, é como se ele estivesse dizendo “este lugar pertence a mim”.
Galaxy disse uma frase que você deve se lembrar sempre: “Arranhar não é um luxo para os gatos”; na verdade, é uma necessidade.
Normalmente, os gatinhos acabam arranhando os móveis porque querem combinar o cheirinho deles com o dos tutores. Chega a ser fofo pensar por esse lado, mas não é saudável estimulá-lo. É por isso que você precisa ter arranhadores em casa e direcionar a atenção dos bichanos para eles.
Arranhador de papelão horizontal
• É arranhador e também cama para o seu gato descansar
• Feito de papelão ondulado
Playground para gatos e a diversão no mundo vertical
Os gatos amam ver o mundo de cima, porque é onde eles se sentem mais seguros e longe de problemas. Quem é gateiro sabe que os bichanos sempre buscam lugares altos em casa, seja em cima da geladeira, do guarda-roupa, da mesa ou de algum armário.
Mas se além de ocuparem esses lugares, os gatinhos pudessem estar em estruturas próprias para eles? Sim, hoje já é possível providenciar um mundo vertical exclusivo para o seu bichano por meio de um kit playground para gatos de parede.
A verticalização para gatos é composta, geralmente, por prateleiras, degraus, arranhadores, nichos, torres, pontes e camas. Todos esses elementos podem ser explorados.
A falta de espaço em casa não é desculpa para deixar de gatificar a parede. Hoje em dia, é possível ter um parquinho para gatos tanto em uma quitinete quanto em uma casa ou em um apartamento amplo. Seu gatinho não vai se importar com o número de peças do parquinho. Ele vai amar o simples fato de ter um (mesmo que seja simples) e poder explorar cada cantinho.
Playground para gatos com 8 peças
• Contém nicho, ponte, degrgaus e prateleiras
• Feito de MDF
Potes de água e comida em locais separados
Acredite, o local onde você coloca os potes de água e comida do seu gato é muito relevante. E o mais importante ainda: eles devem ficar distantes uns dos outros. Mas por quê? Simplesmente, porque os gatos preferem assim.
Essa preferência foi herdada dos seus ancestrais, que, na natureza, caçavam e devoravam as presas bem longe de fontes de água limpa. Outra explicação, segundo os comportamentalistas, é que os bichanos gostam de comer e beber em lugares diferentes para que consigam se esconder de possíveis predadores.
Um gato que vive em apartamento, por exemplo, por mais domesticado que seja, ainda exibe comportamentos parecidos como se estivesse na natureza. É exatamente por isso que ele não gosta de ter os potes de água e comida lado a lado.
Um grande problema de colocar os potinhos de água e ração próximos é que o gato pode ingerir pouca água. Nós sabemos que a hidratação é um ponto muito importante para a saúde dos felinos e que precisa ser estimulado, uma vez que eles têm tendência a desenvolver problemas no trato urinário.
Lembre-se que proporcionar locais de hidratação e alimentação calmos, seguros e saudáveis também é uma forma de gatificar o apartamento ou a casa.
Fonte para gatos Aqua Mini
• Fonte com ótimo custo-benefício e filtro de carvão ativado
• Bomba submersa pode ser removida e utilizada em qualquer recipiente
Comedouro antiformigas
• Comedouro ergonômico com superfície côncava, que impede que o gato encoste os bigodes e se irrite
• Realmente afasta as formigas e ajuda também a evitar o desperdício de ração
Caixas de areia como marcadores de cheiros
Já parou para pensar na importância que a caixa de areia tem para o seu gato? Desde que a areia sanitária foi inventada, em 1947, a relação entre felinos domésticos e humanos mudou completamente. Foi a partir dela que os gatinhos puderam passar mais tempo dentro de casa com a gente, já que na natureza elas faziam suas necessidades onde quisessem e nem sempre no mesmo lugar.
A caixa de areia é importante para o gatinho porque se trata de um marcador de cheiro, que demonstra que ali é o território dele, o lugar onde ele está seguro, confiante e feliz.
Localização e quantidade
Dada a importância da caixa de areia para o seu gato, vamos falar sobre localização. A caixinha (ou as caixinhas) deve ficar em um espaço que seja frequentado tanto por humanos e felinos, e não escondida em um cômodo que ninguém usa.
Mas e a quantidade? Especialistas recomendam que você tenha uma caixa de areia por gato, mais uma. Sendo assim, se há um gato em casa, é bom ter duas caixas; dois gatos, três bandejas sanitárias, e assim por diante.
E nada de colocar todas as caixas juntas em um único cômodo, hein! Por servirem como marcadores de cheiro, elas devem estar em diferentes lugares para que o seu gatinho se sinta confiante e você não tenha que enfrentar problemas com seu gato fazendo xixi fora da caixa.
Um detalhe importante: colocar a caixa de areia em lugares barulhentos (em uma lavanderia com uma máquina de lavar, por exemplo) pode assustar o gatinho e fazer com que ele associe a caixinha a coisas ruins, o que pode desencadear comportamentos indesejáveis, como xixi em lugar errado. Colocar as caixas em locais de difícil acesso, obrigando o gato a descer ou subir escadas toda vez que precisar ir ao banheiro, também está longe do ideal.
Tipo de granulado sanitário para gatos
Gatos preferem granulados mais finos, que sejam delicados em contato com as almofadinhas das patas. Tanto que na natureza, os felinos gostam de fazer suas necessidades na terra e na areia, e não em pedras.
Como as almofadinhas das patas são bem sensíveis, alguns felinos podem se incomodar com a textura de alguns granulados, em especial a sílica e outros materiais com grãos mais grossos.
A melhor areia para gatos é aquela de textura fina, com boa aglutinação da urina e que seja fácil de remover com a pazinha para manter a caixinha limpa e confortável para o uso do seu gatinho. Se ele não gostar do granulado, pode fazer as necessidades em locais inadequados.
Areia higiênica Viva Verde
• É 100% natural e biodegradável. Forma torrões que não desmancham
• Areia de cor clara, que facilita a visualização de alterações na cor da urina, que podem indicar problemas de saúde
Granulado sanitário Pipicat Classic
• Granulado sanitário muito popular entre os gateiros e com ótimo custo-benefício
• Nova fórmula: grãos mais finos, que os gatos preferem
Modelos de caixa de areia
O tipo de caixa de areia também é um ponto de atenção. Pense que o seu gato vai utilizá-la todos os dias e, portanto, conveniência e facilidade de acesso são algumas das características que devem guiar sua compra.
O ideal é que a caixa seja 50% maior do que o comprimento do seu gatinho — essa dica valiosa é de Jackson Galaxy (Meu Gato Endiabrado). Ele precisa conseguir dar uma volta completa na bandeja sanitária. A altura das laterais deve permitir que ele entre e saia sem dificuldade. Filhotes, bichanos idosos, obesos ou com deficiência podem ter problemas para entrar e sair de caixas com bordas muito altas.
Uma dica é fazer uma entradinha especial na caixa, cortando com estilete, para permitir que o gato simplesmente entre, em vez de ter que saltar.
Caixa de areia fechada
• Possui filtro que neutraliza possíveis odoros e mantém o banheiro ventilado
• Acompanha pazinha para auxiliar na limpeza
Caixa de areia com laterais altas
• É perfeita para os gatos que fazem bagunça com a areia
• Bordas altas reduzem a sujeira ao redor da caixa
Refúgios onde o gato deve dormir
Proporcionar refúgios para o seu gatinho descansar, se abrigar e se sentir protegido também é uma forma de gatificar a casa. Esses locais devem ser confortáveis, estar em locais interessantes para o bichano e terem rota de fuga. Confira algumas sugestões de locais para o seu gato dormir!
Nichos para gatos
São colocados na parede em lugares altos e fazem parte dos parquinhos para gatos. Os nichos servem como refúgio para o felino descansar, dormir, tomar banho e observar todo o movimento da casa do jeito que ele mais gosta: do alto!
Para melhorar a experiência do gato, o recomendado é que o nicho tenha ao menos duas aberturas, que funcionam como janelas, para facilitar a observação, e como rotas de fuga. E para deixar esse refúgio ainda mais confortável, adicione mantas, toalhas, tapetinhos e almofadas.
Se você tem mais de um felino, recomendamos fortemente que tenha um kit nichos para gatos para que eles possam dormir ainda mais tranquilos.
Nicho para gatos em MDF
• Superfície externa revestida com carpete para evitar derrapagens
• Possui três aberturas
Toca para gatos
As toquinhas são perfeitas para o gatinho brincar e descansar. Os modelos mais indicados são os que têm duas entradas/saídas, que funcionam como rotas de fuga e maximizam a diversão.
Os materiais são diversos! Existem tocas para gatos de tecido, acolchoadas e de material mais rígido. A escolha fica a seu critério, mas leve alguns pontos em consideração: facilidade de transportar (se o transporte for algo importante para você), de limpar e de guardar.
Toca iglu para gatos
• Proporciona conforto térmico e acústico, além de ter um design lindos
• Possui almofadinha, base antiderrapante, é dobrável e fácil de guardar
Toca de plástico resistente
• Dá maior privacidade ao gatinho durante as sonecas
• Toca muito espaçosa. Para deixar ainda melhor, coloque a mantinha preferida do seu bichano
Cama de janela para gatos
Está aí um refúgio amado por 10 entre 10 gatos! A cama de janela proporciona enriquecimento ambiental completo: aguça a visão e o olfato. Não é à toa que dizem que a janela é a TV do gato (risos)!
Na janela, os gatinhos passam um tempão se distraindo e se entretendo com estímulos do lado de fora. Isso acontece com a presença de pássaros, de pessoas, de outros animais e, claro, de odores diversos.
Para tornar essa experiência ainda melhor, disponibilize locais confortáveis, como camas de janela e prateleiras para que eles se distraiam com todos os estímulos.
As camas de janela e as prateleiras trazem benefícios imediatos para o bem-estar felino, pois evitam o tédio, a ansiedade e o estresse para os gatos, especialmente os que passam muito tempo sozinhos.
Prateleira de janela
• Produto perfeito! É sucesso total aqui em casa. A janela fica aberta e o gato aprecia a paisagem
• Não precisa furar parede e se adapta em qualquer janela
Cama de janela com ventosa
• É fixada no vidro com quatro ventosas resistentes
• Instalação muito fácil, dispensa o uso de ferramentas
Caixa de papelão
A caixa de papelão é um clássico sem erro! E todo gateiro pode ter em casa. A caixa das compras do supermercado ou de um produtinho online é tudo o que seu gato precisa. Você sabe o quanto eles amam caixas de papelão, e quanto menor, melhor! risos
Ela pode ser um refúgio para seu gatinho dormir tranquilamente no chão ou sobre a mesa. Você também pode transformá-la em uma toca, cortando duas entradas/saídas para rotas de fuga e brincadeiras. Acredite: a caixa de papelão que você trouxe do mercado pode ser o playground para o seu gato. É uma forma de gatificar apartamento ou casa a custo zero.
As caixas de papelão que trazemos do supermercado, às vezes, são frágeis e não duram muito tempo. Se você quiser testar opções mais resistentes e feitas 100% pensadas para o seu gato, selecionamos uma opção, veja abaixo!
Cubos de papelão
• Funciona como um labirinto para o seu gato
• Pode formar castelos ou túneis
• Feito com papelão kraft resistente e de ótima qualidade
Outras opções de como gatificar o ambiente com os refúgios são a cama de parede para gatos, túnel, cercadinho, rede de cadeira, caminha, prateleira para gatos e o arranhador horizontal de papelão, que serve tanto para ele cravar as unhas como para descansar. Selecionamos as melhores opções para você dar uma olhada, confira!
Cercadinho favorito dos gatos
• Bem ventilado para o seu gatinho não passar calor
• Coloque a mantinha preferida dele para um soninho gostoso
Rede de cadeira
• Tem alças reforçadas
• Enchimento com fibra siliconada para maior conforto
Agora que você já sabe como gatificar a casa, não deixe de proporcionar um ambiente enriquecido, seguro, confortável e estimulante para o seu gatinho. Ele vai ficar feliz, saudável e vai te agradecer profundamente! Até a próxima. ❤️