gato correndo após usar caixa de areia

Gato correndo após usar a caixa de areia? Saiba quais os motivos

O gato termina o ‘número 2’ na caixa de areia e sai em disparada, deixando um rastro de pedrinhas sanitárias pela casa. Quem já viu um gato correndo nessa cena, sabe exatamente o quão surpreendente é essa reação felina após fazer cocô. 

Se o seu gato sai correndo da caixa de areia, saiba que você não está sozinho. Os pinotes dos bichanos após o número 2 intrigam pesquisadores, que ainda não chegaram a um consenso. As hipóteses para esse comportamento peculiar são várias e, dependendo de cada caso, sugerem desde uma explosão de alegria a uma reação à dor durante a evacuação. 

Euforia pós-número 2

Uma das hipóteses é que os gatos tenham uma explosão de euforia após deixar fezes na caixinha. E a motivação para isso está no nervo vago, que vai do cérebro por todo o corpo, incluindo o trato digestivo dos bichanos. Evacuar pode estimular esse nervo, que tem várias funções, e até influenciar em sentimentos como ansiedade, estresse e medo. 

Esse estímulo sobre o nervo vago durante a evacuação pode gerar uma espécie de curto-circuito, resultando em um tsunami de emoções no bichano. 

Instinto de sobrevivência

Outra teoria aponta que o gato sai correndo da caixinha por causa do instinto de sobrevivência, herdado dos ancestrais selvagens. Uma das explicações sobre o porquê os gatos enterram seus dejetos está em apagar rastros. A tese é que o bichano busca, ao cobrir fezes e urina, despistar predadores na natureza.

Gato correndo após usar caixa de areia pode indicar euforia ou instinto de sobrevivência.

É possível que seja esse instinto, de se preservar de ataques, que estimule a corrida após usar a caixinha. Seria para manter distância dos riscos que um dejeto fresco e ainda com forte cheiro poderia trazer, atraindo criaturas hostis com faro afiado.

Pura alegria

Uma possibilidade levantada com frequência é que os bichanos simplesmente saiam correndo porque estão felizes por se aliviar. A “etimologia popular” já associou, inclusive, a palavra enfezado — que significa irritado — como sendo algo do tipo estar constipado, “cheio de fezes”. Faz sentido, porque na prática é difícil ficar de bom humor estando com prisão de ventre. Mas a origem da palavra nada tem a ver com fezes, entenda aqui

De volta ao gato correndo: a alegria em se aliviar, somada à energia que ele possa ter acumulado após longas sonecas, é uma das teorias apontadas para essas disparadas aleatórias logo após usar a caixinha.

Experiência dolorosa

Uma alternativa nada alegre para o gato correndo após usar a caixinha pode estar relacionada a problemas de saúde do bichano. Caso ele esteja com as fezes duras ou com alguma outra dificuldade que resulte em dor na evacuação, é possível que ele saia em disparada. 

Nesse caso, a correria pode ser por associar a caixinha à experiência dolorosa, e fugir do local seria uma tentativa de se afastar do sofrimento. Caso você perceba alterações nas fezes e no comportamento, é importante procurar ajuda de um veterinário.

Como fazer o gato parar de defecar no lugar errado?

Se o seu gato não está usando a caixa de areia, pode ser que ele esteja achando que ela está suja demais. Os bichanos são exigentes e detestam banheiros imundos. Donos de gatos certamente já repararam em outro comportamento frequente dos peludos: usar a caixinha quase imediatamente após a limpeza e troca completa das pedrinhas. Para eles, banheiro sujo é uma situação insuportável. 

Caso o tutor não esteja recolhendo diariamente os dejetos e lavando periodicamente a caixinha — fazendo a limpeza, pelo menos, uma vez por semana e trocando completamente as pedrinhas quando necessário —, o gato pode se rebelar e fazer as necessidades em outros cantos da casa. E brigar com o gato não vai resolver o problema, causado pelo próprio tutor no caso da falta de asseio.

Outras possibilidades para o gato fazer cocô ou xixi fora da caixa são problemas de saúde ou a localização da bandeja sanitária. Caso haja desconfiança que seu gato esteja com alguma dor, não pense duas vezes em levar ao veterinário. 

Se o bichano aparentar boa saúde, observe se a caixinha não está mal localizada. 

Resumidamente, locais desfavoráveis para as caixinhas de areia são:

  • Pontos de muito movimento da casa: os bichanos gostam de tranquilidade para fazer suas necessidades, em razão do instinto de sobrevivência que já citamos aqui.
  • Locais barulhentos: lavanderias, onde máquinas fiquem frequentemente ligadas, também podem causar estresse.
  • Perto de água de comida: são maus locais para se deixar a caixa de areia. Os gatos detestam que seus alimentos fiquem próximos a seus banheiros.
  • Locais que o bichano necessite subir ou descer escadas: se mesmo para os jovens essa já é uma dinâmica complicada, ainda mais em momentos de aperto, para os idosos é um sofrimento. Nesse caso, é importante ter ao menos uma caixa em cada andar do imóvel.
  • Pontos muito distantes de onde o gato e as pessoas da casa frequentam: sim, o gato quer usar o banheiro em um espaço pouco movimentado e sem muitos ruídos, mas isso não quer dizer que a caixinha deva ficar muito fora de mão para o bichano. Vale o bom senso na hora de escolher o local.

Outro ponto importante é que deve-se ter uma caixa de areia a mais que o número de gatos. Se você tem um gato, por exemplo, deverá ter duas caixas. Se tiver dois gatos, serão necessárias três caixas. E assim por diante.

Se você está pensando em comprar, trocar ou ampliar as caixas de areia na sua casa, a gente separou algumas sugestões — tanto de caixas, como de acessórios. Confira abaixo!

Caixa de areia fechada

• Possui filtro que neutraliza possíveis odoros e mantém o banheiro ventilado
• Acompanha pazinha para auxiliar na limpeza

Caixa de areia com laterais altas

• É perfeita para os gatos que fazem bagunça com a areia
• Bordas altas reduzem a sujeira ao redor da caixa

Tapete para caixa de areia

• Evita que as pedrinhas fiquem espalhadas ao redor da caixinha
• Ajuda a conter o desperdício, já que as pedras podem retornar para a caixa

5 comentários em “Gato correndo após usar a caixa de areia? Saiba quais os motivos”

  1. Rosilde menezes de souza

    Quanto ao gato sair correndo da caixa de areia apos defecar .eu tambem tenho gato.com sertesa e porque eles sao muito ezigentes.e o animal mais limpo entre todos os animais domesticos.por tanto ele sai rapido para nao sentir seu propio mal xeiro.kkkkkk

  2. Rosilde menezes de souza

    O gato sai correndo da caixa para nao sentir seu propio mal xeiro.o gato é um animal muito limpo

  3. Rosilde menezes de souza

    O gato é o animal mais limpo entre todos os animais domesticoss.voce nunca ve ele sujo nem mal xeroso.

  4. O meu gato sai correndo da caixa qdo um coco fica pendurado…. ele fica desesperado tadinho.
    Ele odeia que mexe no furico. Aí tenho que acalma-lo e limpar.
    Mas ele só corre qdo fica resto de coco pendurado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile