gatos precisam tomar sol. gato abssínio tomando sol na janela.

Gatos precisam tomar sol, mas atenção aos excessos!

Gatos precisam tomar sol, mas alguns até exageram. Você já deve ter visto um bichano dormindo sob o sol intenso e se perguntado como ele suporta tanto calor, ainda mais coberto por um casaco de pelos! 

A resposta para esse amor todo pelos raios solares está na origem dos gatos. Eles são descendentes de felinos selvagens que habitavam regiões desérticas. Vale lembrar que algumas das primeiras aproximações de gatos e humanos aconteceram no antigo Egito. Se você não sabia disso, então não deixe de ler a história do gato Mau Egípcio!

Por que os gatos precisam tomar sol?

Mesmo sendo peludos, os gatos gostam de sol porque adoram estar aquecidos. Tirar cochilos debaixo do sol é ainda mais tentador, porque o corpo do bichano perde, naturalmente, calor durante o sono. Então, dormir diretamente sob os raios solares funciona como usar o celular ligado diretamente na tomada, risos. 

Enquanto para nós, humanos, a temperatura corporal ideal gira em torno de 36ºC, para os gatos, o conforto está em manter o corpinho com 39ºC — o que para nós seria uma febre bem forte. Por isso existe essa atração dos felinos por lugares quentes.

Para os gatos idosos, há um atrativo a mais no sol: o calor pode ajudar a reduzir dores articulares. Temperaturas mais baixas tendem a aumentar as dores nos ossos e nas articulações dos velhinhos.

Para os pequenos, também há um atrativo nas superfícies quentes. Os filhotes têm dificuldade em produzir calor suficiente e são mais ‘friorentos’. Essa é a razão para, não raramente, algum gatinho não apenas buscar o sol, mas também se refugiar no motor de um carro — o que é muito comum de ver em dias frios. 

E por que o gato fica rolando no sol? Tanto por felicidade, porque está confortável em ficar quente, como, igual quem quer pegar um bronze, proteger o lado que esquentou demais e expor outro que esteja mais fresco. 

gatos precisam tomar sol cuidados
Por que o gato gosta de sol? Para manter a temperatura corporal em 39ºC.

Cuidados com o gato no sol

Alguns gatos podem ficar o dia todo no sol, se tiverem oportunidade. Aí mora o perigo, porque toda essa exposição pode causar queimaduras, insolação e, em casos mais graves, até câncer de pele. 

Gatos brancos são os mais propensos a queimaduras e ao desenvolvimento desse tipo de câncer, principalmente no nariz e nas orelhas, onde o pelo é fino ou inexistente. 

Sinais de insolação nos gatos:

  • Agitação
  • Respiração rápida
  • Angústia extrema
  • Pele quente ao toque
  • Olhos vidrados
  • Vomitar e babar

Se o seu gato demonstrar um comportamento anormal ou você perceber alguma alteração na pele durante os dias quentes, entre em contato com seu veterinário imediatamente e procure orientação.

Fique atento a crostas ou feridas que não cicatrizam nas orelhas e no nariz, pois isso pode ser um sinal de carcinoma de células escamosas. Este é um câncer de pele comum, que, se não tratado, pode ser doloroso e possivelmente fatal. Se tiver alguma dúvida, você deve procurar atendimento veterinário. 

Gatos que conseguem escapar do quintal também podem apresentar ferimentos nessas regiões em razão de brigas na rua, então, tenha calma ao avaliar as lesões.

A dica para não ter problemas com uma possível insolação é evitar que o bichano tome banhos de sol nas horas mais quentes do dia, como das 10h às 15h. Tirando os abusos, o gato precisa tomar sol, pois os raios solares fazem bem para a saúde do bichano.

Protetor solar para gatos

Se você está pensando em viajar para um lugar mais ensolarado e levar seu felino ou se o seu bichano já sofreu algum problema de saúde por abusar do sol, é o caso de considerar comprar um protetor solar para gatos. O filtro também é excelente para gatinhos de pelo branco que amam deitar no sol.

Existem várias opções de filtro solar para gatos no mercado, como os protetores com aloe vera e vitamina E.

gatos precisam tomar sol gato branco
Gatos de pelo branco requerem ainda mais atenção na exposição solar.

Gatos no sol e produção de vitamina D

Um benefício bastante conhecido da exposição ao sol é a produção da vitamina D, hormônio famoso por melhorar a saúde dos ossos, regular o crescimento e contribuir com o sistema imunológico, cardiovascular, com a musculatura, o metabolismo e com a produção de insulina. Mas com os gatos a produção da vitamina D é um pouco diferente em relação aos humanos.

Quando você se expõe ao sol, sua pele produz vitamina D e esse hormônio já passa a agir no organismo. Com os gatos, a pelagem não permite que a mesma situação aconteça. Coberta por um casaquinho fofo, a pele dos gatos não gera vitamina D. Mas a pelagem exposta ao sol produz, e esse hormônio só entra no organismo dos bichanos por via oral: ele é ingerido quando os bichanos se lambem. Só que a lambeção dos pelos não fornece o suficiente. 

Boa parte da vitamina D ingerida pelos bichanos vem da alimentação. E esse hormônio você não precisa quebrar muito a cabeça para encontrar, porque ele está em produtos que os bichanos normalmente adoram: carnes, vísceras, peixes e frutos do mar. A ração úmida, como patês e sachês, vai turbinar a ingestão de vitaminas de seu bichano. 

Pesquisa publicada em 2015, no Reino Unido, concluiu que gatos com mais vitamina D têm melhor saúde. Mas cuidado: jamais dê qualquer cápsula de vitamina a seu bichano, a menos sob expressa orientação veterinária. O excesso de vitamina D, por exemplo, leva à toxicidade, com consequências graves à saúde e risco de morte.

Mantenha seu gato hidratado

Os gatos precisam tomar banho de sol, mas o apreço pelos raios solares pode levar à desidratação. Por instinto, os bichanos preferem água corrente — talvez você já tenha percebido como eles gostam de beber em poças e torneiras. Para estimulá-lo a se hidratar, algumas dicas são: ter várias tigelas de água pela casa, colocar cubos de gelo na água, quando possível, e oferecer um bebedouro para gatos

Se você gostou de saber por que os gatos precisam tomar sol, vai curtir ainda mais as dicas, curiosidades e informações do universo felino de Sou Gato! E para se manter sempre atualizada(o), inscreva-se na nossa newsletter para receber novidades semanais!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *