gatos reconhecem seus donos pelos nomes, diz pesquisa

Gatos reconhecem seus donos e outros gatos pelo nome

Gatos reconhecem seus donos e outros bichanos pelo nome. É o que mostra um estudo publicado na revista científica Nature. O trabalho foi feito por pesquisadores das universidades japonesas de Kyoto e Azabu. 

O Japão é um país de ‘loucos dos gatos’. Para se ter uma ideia da devoção aos felinos, há mais gatos que cães em lares japoneses. Conforme os autores da pesquisa, são 9,5 milhões de bichanos no Japão — 600 mil indivíduos a mais que a população canina.

Os pesquisadores analisaram o comportamento de gatos expostos a fotos e gravações com os nomes de pessoas e de outros bichanos que moravam com eles.

O objetivo foi identificar se os gatos teriam reações diferentes quando o nome falado não remetia ao felino ou à pessoa exibida na foto. O resultado foi que, sim, eles estranharam ao ouvir o nome de um, mas o retrato de outro.

Segundo os cientistas, a conclusão do novo estudo é inédita e acrescenta mais uma habilidade à lista dos bichanos. Pesquisas anteriores já haviam mostrado que os gatos entendem seus nomes — mesmo quando falados por desconhecidos —, distinguem sinais feitos pelos humanos com as mãos, captam dicas dadas apenas pelos olhos das pessoas, reconhecem expressões faciais de seus tutores e identificam a voz do dono

Como foi a pesquisa?

Os gatos foram separados em dois grupos. Gatos de cafés, que moram com vários outros felinos em ambientes comerciais de muita visitação, e bichanos que moravam em residências comuns, com ao menos outros dois gatos e duas pessoas.

Essa distinção entre gatos de cafés e gatos domésticos foi feita porque outros estudos já apontaram comportamentos diferentes entre os bichanos que habitam esses dois ambientes. 

Devido ao grande fluxo de pessoas e de morar junto com dezenas de outros gatos, os bichanos de cafés tendem a ter mais dificuldade em memorizar rostos e nomes.

Tutores dos gatos testados gravaram, em áudio, os nomes de outros membros humanos e felinos da família. Um pesquisador posicionava o gato em frente a um monitor de vídeo, enquanto outro cientista se encarregava de soltar o áudio e exibir uma foto na tela.

Gatos reconhecem outros bichanos pelos nomes em razão da concorrência, especialmente por comida, dizem os pesquisadores.

Antes de dar início aos testes, os pesquisadores teorizaram que os gatos ficariam mais tempo olhando para a tela do computador se a foto exibida não correspondesse ao nome que havia sido chamado. 

Foram realizadas duas fases de testes com os dois grupos felinos. Uma com nomes e fotos de gatos que viviam com eles, outra com humanos da família.

Resultados: gatos reconhecem seus donos pelos nomes?

Os resultados apontaram que os gatos reconhecem, pelo menos, o nome de um gato companheiro e, possivelmente, o nome de uma pessoa da família humana.

Mas por que os gatos lembram das pessoas e de outros bichanos? Segundo os pesquisadores, quando falamos de gatos para gatos, isso pode ter a ver com a concorrência. Um exemplo disso é que um felino ganha comida quando o tutor chama seu nome, mas não recebe ração quando outro bichano é chamado.

De acordo com o estudo, o fato de humanos não competirem com gatos (especialmente quando o assunto é comida) pode explicar a associação mais fraca pelos gatinhos entre nomes e rostos humanos.

Os cientistas também descobriram que os gatos que vivem com mais pessoas têm mais chances de ouvir nomes humanos do que os bichanos que têm famílias pequenas, e que morar com humanos por mais tempo aumenta essa habilidade felina de reconhecer pessoas pelos nomes.

Esta é a primeira evidência científica de que os gatos reconhecem seus donos pelos nomes por meio de experiências do dia a dia. Os resultados da pesquisa sugerem que os bichanos podem aprender nomes apenas observando interações entre humanos, mas são necessários novos estudos para esclarecer como os gatos aprendem a fazer essa associação.

O mundo dos gatos é realmente fascinante! Aqui em Sou Gato, trazemos o que há de mais novo em curiosidades felinas para que você compreenda cada vez mais os bichanos que têm em casa. Assine a nossa newsletter para receber conteúdos novinhos! É só deixar seu e-mail no campo abaixo!

RECEBA NOSSAS NOVIDADES!

* campo obrigatório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile