gatos trazem presentes para os donos

Entenda por que gatos trazem presentes para os donos e como lidar com isso

Você abre a porta e dá de cara com o corpinho — ou pedaço dele — de um rato, pássaro, lagarto ou até uma cobra. Em um cenário mais trágico, pode ser que você acorde e se depare com a cena do crime aos pés da cama. Quem tem gato e mora em casa, onde o bichano costuma acessar as áreas externas, já pode ter passado por uma situação dessas. E a pergunta que fica é: por que os gatos trazem presentes para os donos?

E por fim, a pergunta de um milhão de reais: como convencer meu gato que não quero ganhar de presente um animalzinho morto? Confira todas as respostas!

Por que gatos trazem presentes para os donos?

Esse comportamento indelicado do bichano, de trazer presentinhos para casa, deixa muitos tutores com a pulga atrás da orelha. Mas faz parte do instinto felino. Pesquisadores já se debruçaram sobre a questão, preocupados com os impactos dessa inclinação selvagem na natureza.

Por que os gatos caçam?

Quem tem um gatinho em apartamento talvez não saiba, mas por trás dessa fofura toda, tão escondido quanto as garrinhas nas patas peludas, está o instinto de caça. E essa velha mania de sair correndo atrás de aves e roedores se mantém firme e forte, mesmo após milhares de anos de aproximação dos humanos. Caçar está no DNA felino e isso você percebe nas brincadeiras diárias do bichano.

Os gatos adoram correr atrás de pequenos objetos, ficam vidrados em brinquedos com penas de aves e saem hipnotizados atrás de pequenos insetos voadores que invadem o ambiente.

Por isso, mesmo gatos que têm casa e tigela cheia de ração saem por aí aprontando esse tipo de arte. Quem tem um bichano caçador em casa já deve ter percebido que algumas vezes a presa é apenas abatida, não devorada. 

por que gatos trazem presentes como lidar
Gatos caçam por instinto e nem sempre devoram a presa.

A convivência entre gatos e humanos teve início há cerca de 10 mil anos, e os cientistas acreditam que essa aproximação foi motivada justamente pela grande habilidade dos peludos em caçar ratos. Nesse período de aproximação, o homem começava a se desenvolver na agricultura. E os estoques de grãos atraíam os roedores. A chegada dos felinos pode ter sido a salvação da lavoura.

E desses 10 mil anos pra cá, pouca coisa mudou. Fora o fato da domesticação ter ligeiramente encolhido o cérebro dos gatos, a vontade de caçar segue grande.

Este artigo na revista Nature aponta que, apenas nos Estados Unidos, os gatos matam entre 1,4 bilhão e 3,7 bilhões de aves anualmente. E não termina por aí: segundo os pesquisadores, os bichanos ainda respondem por algo entre 6,9 bilhões e 20,7 bilhões de abatimentos de pequenos mamíferos, como ratos e esquilos em solo americano. Isso sem contar com os ataques a centenas de milhões de répteis e anfíbios.

Os números projetados têm grande variação porque os pesquisadores não sabem ao certo quantos bichanos em lares e nas ruas existem nos Estados Unidos. 

Já um outro estudo aponta que os gatos causaram ou contribuíram para 33 (14%) das extinções modernas de aves, mamíferos e répteis registradas pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

E tem outra curiosidade sobre esse comportamento de caça: cada gato pode gostar mais de determinado sabor e, por conta disso, se especializar em sua presa favorita. Foi o que concluíram pesquisadores da Austrália e Estados Unidos neste estudo

“Nossos resultados sugerem que os gatos podem apresentar variação individual, ou entre fenótipos, no comportamento de caça e caçam tipos específicos de presas mesmo quando essas presas se tornam escassas”, escreveram os pesquisadores. Segundo eles, alguns bichanos preferem ratos, enquanto outros gatos acham os pássaros mais saborosos, por exemplo. E mesmo que seus sabores prediletos estejam em falta na natureza, eles continuarão empenhados em caçá-los.

Por que os gatos trazem animais mortos de presente para os donos?

Uma das teorias para gatos trazendo presentes para os tutores é que eles querem compartilhar esse momento de alegria com você. Na natureza, as mamães levam até seus filhotinhos presas vivas ou mortas, para ensiná-los sobre a importância da caça. Então, pode ser que seu bichano esteja querendo compartilhar esse momento da cultura felina com sua família humana. 

E não é raro encontrar donos de gatos que relatam essa intenção do bichano em compartilhar a caça. Muitas vezes, o peludo não apenas traz a presa, como fica miando para chamar a atenção de seu tutor.

Já um artigo da instituição Battersea, que acolhe gatos e cães de rua em Londres desde 1860, aponta que nem sempre a intenção pode ser a de presentear o tutor. Segundo a organização, o gato tem o instinto de levar a presa até um ambiente seguro. Nada mais natural que ele leve o troféu para casa. Então, é possível que nem sempre o gato esteja trazendo um presente para você, mas uma conquista que ele decidiu levar para a casa dele — não se esqueça que a casa é do gato, você mora aí de favor, risos.

O que fazer quando o gato traz um presente?

Ter um ataque de fúria ou sofrer uma crise de pânico não vai resolver a situação. Se você não tiver condições de lidar com um presente que possa estar ainda se debatendo, ou pior, correndo em direção aos seus pés, procure um local seguro e chame alguém que possa te ajudar. Não use objetos que possam ferir seu bichano.

por que gatos trazem presentes como evitar
Gatos caçam bilhões de aves por ano nos Estados Unidos, diz pesquisa.

Vamos ao guia básico de como lidar com esses mimos que os gatinhos trazem cheios de orgulho!

Não brigue com seu gato trazendo presentes

O bichano acha que está agradando e agiu na melhor das intenções felinas. Gritar com ele vai chateá-lo e não vai resolver o problema. É muito provável que o gato não associe que seus berros são por conta do presentinho. Lembre-se que você é o cérebro da relação. Então conte até dez, respire fundo e descarte o presente, usando luva ou pá. 

Distraia o gato com petiscos ou brinquedos

Se a presa ainda estiver na boca do bichano, a melhor solução de todas é convencê-lo a largar o animal em troca de algum petisco, brinquedo ou catnip. Cuidado para que o gato não associe os petiscos e as brincadeiras com o fato de ter trazido uma surpresinha para casa. O foco aqui é distraí-lo, e não recompensá-lo.

churu para gatos

Churu para gatos

• O preferido dos gatos!
• Petisco saudável e com alto teor de umidade (o que é excelente para a saúde)

Descarte o presente no lixo

Não enterre o presente, porque é possível que o bichano vá desenterrá-lo quando você virar as costas. Descarte no lixo orgânico.

Monitore a saúde

Fique de olhos atentos para ver se o bichano não vai apresentar nenhuma reação, como vômitos, diarreia ou perda de apetite. Nesses casos, leve o gato até um veterinário. 

Caso o seu gato não esteja em dia com a proteção contra parasitas, é melhor providenciar isso com urgência. Caso ele coma os roedores ou aves, pode se infectar com lombrigas e outros vermes. E mesmo que ele não ingira a caça, pode ser atacado por pulgas e carrapatos, que transmitem uma série de doenças — que também podem ser passadas aos humanos.

Existem várias produtos eficazes contra pulgas, carrapatos e outros parasitas para seu bichano, um dos mais famosos é o Frontline.

frontline para gatos

Frontline para gatos

• Fácil de aplicar
• Confere proteção mensal contra pulgas, carrapatos e piolhos

Como fazer o gato parar de trazer presentes?

Pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra (J. K. Rowling, autora de Harry Potter, estudou lá) investigaram caminhos para evitar que os gatos levem animais mortos para casa. 

O estudo, publicado em 2021, foi feito ao longo de 12 semanas com 355 gatos de 210 lares da Inglaterra. Os lares foram divididos em grupos, cada um com a seguinte mudança de rotina. Um grupo de gatos passou a receber ração super premium, com mais proteína. Outros bichanos começaram a ganhar brincadeiras diárias com seus tutores. Um terceiro grupo ganhou coleiras coloridas, no intuito que as cores vibrantes espantassem as presas. E um quarto grupo passou a utilizar comedouros “quebra-cabeças” — aquelas bolinhas que soltam ração enquanto o gato brinca.

racao super premium premier gatos adultos frango

Ração super premium para gatos Premier

• Proteínas de boa qualidade
• Maior saciedade, por isso rende mais
• Pelagem bonita e saudável

A pesquisa descobriu que a introdução da ração super premium reduziu o número de presas que os gatos traziam para casa em 36%. Já os gatos que tiveram de cinco a dez minutos de brincadeiras diárias com os tutores — com ratos de brinquedo e varinhas de pena, por exemplo — tiveram queda de 25% na taxa de animais mortos trazidos para casa.

No caso dos gatos com coleiras coloridas — parecia que os felinos estavam usando golas de palhacinhos — houve redução de 42% no número de aves abatidas. Mas não houve nenhuma alteração na eficiência dos gatos em matar roedores. 

Já os gatos que tiveram que se alimentar com os quebra-cabeças tiveram o instinto da caça ainda mais aflorado: houve aumento de 33% nas aparições, em casa, de corpos de aves, roedores, entre outras presas.

As conclusões da pesquisa foram:

  • A predação de animais por gatos domésticos pode ser uma ameaça à biodiversidade e é um problema social
  • Fornecer alimentos ricos em proteínas vindas da carne e brincar com objetos que reproduzam caçadas, como varinhas com penas e camundongos de tecido, reduzem a predação pelos bichanos
  • Essas duas medidas não invasivas — brincar e aumentar as proteínas servidas ao gato — não vão extinguir o instinto do gato, mas são eficazes em reduzir a tendência de caçar
  • Os donos de gatos podem se envolver mais com medidas que beneficiem os bichanos e a vida selvagem

“Alguns alimentos para gatos contêm proteínas de fontes vegetais, como a soja, e é possível que, apesar de formar uma ‘dieta completa’, esses alimentos deixem alguns gatos deficientes em um ou mais micronutrientes, levando-os a caçar”, disse, em um comunicado à imprensa, a pesquisadora Martina Cecchetti, uma das responsáveis pelo estudo.

Assim, melhorando a ração do seu bichano e investindo mais em brincadeiras, você vai reduzir a frequência dos gatos trazendo presentes para casa.

Gostou deste artigo sobre gatos trazendo presentes para os donos? Então, acesse nosso conteúdos e aprenda mais sobre curiosidades, dicas, raças de gatos e comportamento felino. Até a próxima!

6 comentários em “Entenda por que gatos trazem presentes para os donos e como lidar com isso”

  1. terezinhattavares@yahoo.com.br

    Boa tarde! Tenho cinco gatos. Um macho e quatro fêmeas. Já não aguento mais de tanto catar folhas, pedaços, de copos descartáveis, de marmitex , de papel de bala, Flores caídas de bananeiras … tem uma construção em obras e elas pulam e trazem. Só duas irmãs que já vi trazendo. Tive outros e nunca fizeram isto . Estou preocupada com esta situação .

  2. O meu gato vai buscar tudo o que exista em casa , pantufas e bonecas e deixa na minha cama quando não estou em casa. Se estiver em casa trás para mim na boca. Antes mia feito louco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *