gato rajado sentado ao lado de vasos com plantas tóxicas para gatos

15 plantas tóxicas para gatos comuns em casas e apartamentos

Plantas tóxicas para gatos representam um perigo para os bichanos em caso de ingestão de suas folhas e flores. Algumas delas podem, inclusive, levar o animal à morte. 

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás publicou um livro com plantas comuns nos lares brasileiros e que são extremamente venenosas para gatos e cães. A cartilha lista 15 plantas que fazem mal para gatos e que os tutores devem evitar que os felinos tenham acesso. O documento foi elaborado pelo Grupo de Estudos em Toxicologia Veterinária da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás.

Siga com a leitura para descobrir quais plantas são tóxicas para gatos, quais reações podem provocar nos bichanos, caso sejam ingeridas, e como proteger seu felino. Ah, e ao final, descubra quais são as plantas seguras para gatos!

Plantas tóxicas para gatos

Gatos são animais carnívoros, mas amam comer algumas plantinhas. E podem ter problemas graves de saúde se mastigarem algum exemplar venenoso. Os perigos são muitos, o suficiente para encher uma enciclopédia com todas as plantas tóxicas para gatos que representam riscos para os bichanos.

A cartilha, publicada pela Universidade Federal de Goiás, em 2022, traz uma lista das plantas comuns nos lares brasileiros, mas que são extremamente tóxicas para gatos, cães e outros animais se forem ingeridas. Vamos conferir cada uma?

1. Azaleia (Rhododendron spp)

A primeira da lista é a azaleia, conhecida pela beleza de suas flores, que se destacam principalmente no outono e inverno. A planta é tóxica para gatos, cães e animais de produção, como caprinos e ovinos.

A intoxicação acontece por conta de uma substância chamada graianotoxina. Sinais de envenenamento por azaleia são salivação, vômito, diminuição da frequência cardíaca, tremores, tonturas e fraqueza.

A azaleia é uma das plantas tóxicas para pets.

2. Jiboia (Epipremnum pinnatum)

Outra planta tóxica para gatos e bastante usada na decoração de casas é a jiboia. É uma trepadeira com folhas verdes e vistosas, com manchas claras e amarelas, e que lembram o formato de coração. Entre as substâncias mais tóxicas da jiboia estão os cristais de oxalato de cálcio, que podem causar ferimentos nas mucosas dos gatinhos. Aliás, o oxalato de cálcio é tóxico também para os seres humanos.

Como a jiboia é tóxica para gatos, entre os sintomas causados pela ingestão de partes da planta estão dor e irritação na boca e garganta, sensação de queimadura, inchaço dos lábios, salivação excessiva, cólicas e vômitos. A planta pode até levar à morte se houver fechamento das vias respiratórias. Olha que perigo!

A planta jiboia é venenosa para gatos: não deixe seu bichano chegar perto dela.

3. Caládio (Caladium bicolor)

O caládio é mais um exemplo de planta tóxica para gatos popular em quintais e dentro dos lares brasileiros. As folhas exóticas, grandes e rajadas têm formato de coração. A folhagem pode ter duas ou mais cores, como branco, verde, rosa ou vermelho.

Leia também: Casa cheia de pelos de gato? Ter a escova certa vai mudar sua vida

É uma planta venenosa para gatos porque, a exemplo da jiboia, tem cristais de oxalato de cálcio em todas as suas partes, que podem causar desde feridas na boca e na garganta, vômito ou até a morte, em razão do fechamento das vias aéreas. Seres humanos e animais que comerem a planta também podem ter sensação de queimadura, inchaço nos lábios, salivação excessiva e cólicas.

O caládio está entre as plantas que gatos não podem comer.

4. Orelha-de-elefante (Xanthosoma)

A orelha-de-elefante pode também ser conhecida por vários outros nomes, dependendo da região. Entre os nomes populares desta planta estão macabo, mangará, mangará-mirim e taioba. Mas por favor, não a confunda com outra taioba, bastante popular na Bahia, em Minas Gerais e no Espírito Santo, e que pode ser consumida sem problema nenhum.

A orelha-de-elefante é mais uma planta que os brasileiros costumam utilizar na decoração de jardins e que conta com o oxalato de cálcio, que pode até matar gatos, cães, e inclusive pessoas que venham a ingerir suas folhas ou outras partes.

Orelha-de-elefante faz parte da lista de plantas tóxicas para cães e gatos.

5. Kalanchoe (Kalanchoe blossfeldiana)

O kalanchoe, ou folha-da-fortuna, floresce em várias épocas do ano. E, apesar de linda, ela pode ser fatal para o seu gato ou outros animais da casa.

Entre as substâncias perigosas desta planta tóxica para gatos estão os glicosídeos cardioativos, que podem causar lesões no coração. Esses elementos estão presentes em todas as partes do kalanchoe, mas se concentram principalmente nas folhas.

Gatos, cães e outros animais intoxicados podem apresentar falta de coordenação motora, tremores, convulsões, depressão, paralisia e até entrar em coma e morrer.

Kalanchoe está entre as plantas que fazem mal para gatos.

6. Flor de Natal (Euphorbia pulcherrima)

A flor de Natal ou bico-de-papagaio é uma planta popular no final do ano, mas que pode matar gatos ou outros animais domésticos. O arbusto tem folhas vermelhas, rosas, brancas ou amarelas, ao redor de pequenas flores amarelas.

O envenenamento pode acontecer de duas formas: pela ingestão de partes da planta e pelo contato com a seiva. O risco para a saúde está nas substâncias chamadas de ésteres diterpenoides, que causam problemas que podem aparecer até seis horas após o contato com a planta.

Prefere assistir? Veja nosso vídeo especial sobre as plantas que são venenosas para gatos!

O contato da seiva com os olhos pode causar irritação e até perda parcial ou total da visão. A ingestão pode provocar problemas estomacais, vômitos e diarreia. Na pele, podem surgir manchas vermelhas e pústulas (bolinhas com pus).

Segundo os pesquisadores que elaboraram esta lista, já foram registradas mortes de gatos que comeram a flor de Natal.

Flor de Natal é considerada uma das plantas venenosas para gatos mais perigosas.

7. Dedaleira (Digitalis purpurea)

A dedaleira tem origem europeia e se destaca pelas flores que lembram um dedal. As flores têm coloração rosa, roxa ou branca, com pintas na parte interna.

Além de embelezar muitas casas brasileiras, a planta é utilizada pela indústria farmacêutica, em medicamentos para problemas cardíacos. Mas assim, naturalmente, ela é um veneno para seu gato e outros animais. Isso porque ela possui uma substância que pode causar letargia, anorexia, vômitos, diarreia e tremores musculares no bichano.

Dedaleira está entre as plantas que são venenosas para gatos.

8. Tento (Abrus precatorius)

Conhecido também como olho-de-cabra, rosário tento e jiquiriti, o tento possui uma particularidade nesta lista de plantas tóxicas para gatos. A espécie é venenosa para os bichanos por via endovenosa ou subcutânea, sendo pouco tóxica por via oral. Segundo os pesquisadores, a intoxicação é mais comum quando acontece de forma intencional ou criminosa.

Gatos intoxicados coma planta tento apresentam os seguintes sintomas:

  • falta de apetite
  • dor abdominal
  • diarreia com presença de muco e/ou fibrina ou ainda sangue
  • febre

Já quando o contato dos gatos com esta planta tóxica acontece por outras vias que não a oral, os sintomas mais característicos são: falta de coordenação motora, salivação, espasmos musculares, corrimento nasal e
convulsões.

O tento, com suas sementes, faz parte da lista de plantas venenosas para gato.

9. Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta)

A comigo-ninguém-pode é bastante famosa em casa, jardins e espaços comerciais. Mas esta planta representa um perigo para o seu gato. Assim como a jiboia, a orelha-de-elefante e o caládio, ela possui oxalato de cálcio, que causa intoxicação em contato com os olhos, a pele ou por via oral.

Em contato com os olhos, esta planta venenosa para gatos pode causar dor intensa, inchaço, fobia à luminosidade, tremor involuntário da pálpebra, lacrimejamento, lesão da córnea e conjuntivite. Já o contato com a pele tende a gerar queimaduras e erupções com bolhas. E a ingestão pode provocar, em poucos minutos, dor, irritação, inflamação da língua e boca, salivação, vômito, diarreia e dificuldade na respiração, podendo levar à morte por obstrução da faringe.

Comigo-ninguém-pode está entre as plantas venenosas para gato mais perigosas.

10. Manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora)

O manacá-de-cheiro também representa um risco para os animais que comerem suas folhas ou galhos. Entre os sintomas de envenenamento por esta planta tóxica para gato estão boca seca, pupilas dilatadas, batimentos cardíacos acelerados, tremores musculares, convulsões, vômito e diarreia. O gato pode começar a passar mal de 15 a 18 horas após ter comido algum pedaço da planta.

Saiba como gateiras e gateiros estão gatificando suas casas!

O manacá apresenta diversas substâncias capaz de intoxicar os gatos e outros animais, como os alcalóides tropânicos, presentes em toda a planta e que atuam no sistema nervoso autônomo e inibem
o sistema nervoso parassimpático.

Sintomas de envenamento por manacá-de-cheiro surgem em até 18 horas após o contato com a planta.

11. Espirradeira (Nerium oleander)

A espirradeira é outra planta tóxica para gatos e também é conhecida por oleander, adelfa, loureiro
rosa ou flor de São José. É composta por folhas lineares e flores brancas, rosas ou vermelhas, sendo que todas as partes da planta são tóxicas para as pessoas e os animais.

A ingestão das folhas e flores provoca vômito, diarreia, falta de coordenação motora, convulsões e, principalmente, complicações no coração, como batimento acelerado, podendo levar à morte.

Todas as partes da espirradeira são tóxicas para gatos.

12. Coroa-de-cristo (Euphorbia milii)

A coroa-de-cristo é um arbusto espinhoso que tem origem em Madagascar, na África. Aqui no Brasil, ela é muito utilizada como planta ornamental e também como cerca viva, protegendo imóveis. As flores vermelhas, amarelas ou rosas, somadas às folhas longas, finas e verdes, dão beleza à planta.

A planta pode atingir até 2 metros de altura, e seus espinhos são bem afiados, em formato de agulha, e podem chegar a 3 centímetros de comprimento. As folhas e as flores se concentram, principalmente, na parte superior dos ramos.

O caule da coroa-de-cristo possui uma seiva leitosa (látex cáustico) que é bastante venenosa para os gatos. Em contato com os olhos, a substância pode causar conjuntivite e até cegueira. Na pele, provoca queimaduras e pústulas. E a mastigação ou a ingestão de folhas ou flores pode causar salivação, náuseas, vômito e diarreia.

A seiva do caule coloca a coroa-de-cristo na lista de plantas plantas venenosas para gatos.

13. Espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata)

Famosa em todo o Brasil, a espada-de-são-jorge, ou, dependendo da região, espada-de-ogum, é bastante apreciada na decoração de casas e espaços comerciais. É extremamente fácil de ser identificada, em razão de suas folhas verticais e pontiagudas, com manchas verde-escuras e verde-claras. A planta pode chegar a 90 centímetros de altura.

Na medicina, a planta é utilizada para alívio de dores de ouvido e redução das reações a picadas de cobras. Mas ela é tóxica quando levada à boca. A exemplo de outras plantas venenosas para gatos que a gente mostrou aqui, a espada-de-são-jorge possui cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritações na boca e até obstrução da garganta se ingerida. Portanto, não deixe seu gatinho, jamais, comer uma planta dessas!

Espada-de-são-jorge contém cristais de oxalato de cálcio, o que a torna uma planta tóxica para gatos.

14. Costela-de-adão (Monstera deliciosa)

A Monstera deliciosa, também conhecida como costela-de-adão, é uma planta ornamental que possui folhas grandes, em formato de coração, e é originária do México.

Apesar de muito bonita e chamativa, o nome Monstera vem da definição em latim para “monstruosa” e faz jus à planta: ela pode atingir até 20 metros de altura.

Outra característica é a presença do ativo oxalado de cálcio, que é tóxico para animais e humanos. E aí mora o perigo! Como a planta é muito utilizada no paisagismo, é comum o contato de pessoas e pets com ela.

A costela-de-adão é tóxica para gatos, e os bichanos que morderem as folhas podem apresentar, em poucos minutos, dor, salivação, irritação e edema das mucosas e das cordas vocais. Os felinos podem até sufocar em razão das toxinas da planta.

Costela-de-adão é venenosa para gatos, outros animais e para humanos; cuidado!

15. Lírio (Lilium)

O lírio é muito utilizado e cultuado por sua beleza, mas oferece risco de intoxicação em animais domésticos, principalmente os gatos.

Os bichanos são sensíveis aos compostos nefrotóxicos presentes em todas as partes do lírio. Sendo assim, em caso de ingestão da planta, os rins serão os principais afetados.

Poucas horas depois de comer essa planta, o gato pode apresentar salivação e vômito. Ele também pode ficar abatido, recusar comida, ter grande volume de urina e ficar desidratado. Caso não receba atendimento veterinário, o bichano pode até morrer!

Lírio é tóxico para gatos.

Todas as plantas tóxicas para gatos listadas aqui devem ser mantidas fora do alcance dos bichanos. E em caso de dúvida ou suspeita de intoxicação, procure imediatamente o veterinário e leve consigo uma foto da planta para facilitar o reconhecimento.

Plantas seguras para gatos

Mas, então, quais são as plantas não tóxicas para gatos? Existem várias plantas que os gatos podem comer, são elas:

  • Catnip
  • Hortelã
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Manjericão
  • Gramas
  • Planta-aranha
  • Palmeira
  • Samambaia
  • Orquídeas
  • Marantas

Catnip para gatos

• Pacotinho com 2 g de catnip
• Os gatos amam catnip
• Diverte, relaxa e alivia o estresse

Catnip em spray

• Prático de usar
• Pode ser borrifado em brinquedos, arranhadores e camas

Grama para gatos

• Planta segura para gatos
• Ajuda a eliminar bolas de pelo
• Fácil de plantar

Kit com ervas aromáticas

• Orégano, alecrim, alface e outros
• Sementes prontas para plantar
• Faça uma hortinha para seu gato e para você

Floreira autoirrigável

• Compacto para sua horta
• 3 compartimentos para plantas
• Reservatório grande para água

Conjunto para jardinagem

• Peças em metal com cabo de madeira
• Ideais para hortinhas e jardins
• Fofas e resistentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile