A fama de dorminhoco dos gatos é grande. Na média, eles dormem quase o dobro dos humanos. É comum ver o bichano tirando um cochilo sossegado nos mais diversos locais e horários, mesmo em ambientes movimentados. Mas por que os gatos dormem tanto?
Não é só você que fica intrigado de ver como o peludo passa horas tirando uma soneca. Cientistas já realizaram várias medições para descobrir quantas horas dorme o gato. Uma pesquisa mostrou que mais da metade dos bichanos dorme de 12 horas a 18 horas por dia. E quase 40% dormem mais de 18 horas diariamente. Já outro estudo estimou a soneca diária dos bichanos entre 10 horas e 13 horas.
Por que os gatos dormem tanto?
Apesar da vida tranquila sob o teto de seus tutores, com tigela cheia de ração e água fresca, os gatos são pequenas máquinas de caça. Não é raro que os bichanos não apenas saiam para caçar para consumo próprio ou pura diversão, mas também para presentear seus tutores. E para manter o corpinho sempre pronto para atender ao natural instinto de caçar — o que exige atenção, agilidade e força — é preciso estar descansado.
Portanto, o gato foi projetado pela natureza para dormir todo esse tempo a fim de que seja um caçador eficiente e se mantenha longe de problemas nos demais horários, como sob a luz do sol ou em condições muito escuras, dominados por outros predadores.
As horas de sono que os bichanos têm ao longo do dia não acontecem de uma única vez. Eles podem tirar diversos cochilos pela manhã, à tarde e à noite. E se quando o gato dorme muito pode ser sinal de que algo está errado, dormir pouco, idem. Uma pesquisa realizada com gatinhos para adoção mostrou que os bichanos, infelizmente estressados por conta da situação de confinamento em abrigos, dormiam apenas 11% do tempo.
Mas, assim como os humanos, os bichanos também podem dormir não apenas para descansar, mas porque estão entediados ou deprimidos. E se o gato teve uma mudança de comportamento, passou a dormir o dia todo, e não reage às brincadeiras, o ideal é levá-lo a um veterinário.
Gatos seguem a rotina de seus donos
Por natureza, os gatos são crepusculares. Isso quer dizer que eles estão mais dispostos ao amanhecer e ao anoitecer, e esse é um reflexo da evolução felina ao longo de milhares de anos na natureza.
Apesar de enxergar bem melhor que os humanos à noite, o bichano não tem capacidade de ver na escuridão total — ficando vulnerável a outros predadores, como cobras. Já de dia, sob a claridade do sol, o felino pode ser presa fácil para cães e outros bichos maiores. Então, ele se especializou em atuar em ambientes de pouca luz.
Mas os gatos também são sociáveis e se adaptam rapidamente à rotina de seus tutores. Se o seu gato dorme na cama com você, isso é sinal de que o bichano já está conectado à sua rotina.
Apesar de, na média, os gatos dormirem cerca de duas vezes mais que seus tutores, a proximidade com humanos altera o comportamento felino. Isso quer dizer que, além das sonecas ao longo do dia, seu bichano vai escolher ir dormir na mesma hora que você, em razão da forte influência que os tutores exercem sobre os animais.
É o que mostrou uma pesquisa que mediu o comportamento de gatos criados dentro de casa, com bichanos que ficavam soltos à noite. O estudo mostrou que os felinos que ficam dentro de casa seguiam a rotina dos humanos de dormir à noite, enquanto os peludos soltos atravessaram as noites em claro — para depois da gandaia, passar o dia desmaiados. “Isso corrobora a visão de que os gatos domésticos adaptam seu estilo de vida com seus donos”, escreveram os pesquisadores.
Toca iglu para gatos
• Proporciona conforto térmico e acústico, além de ter um design lindos
• Possui almofadinha, base antiderrapante, é dobrável e fácil de guardar
Como evitar que meu gato me acorde à noite?
Donos de gatos estão acostumados com ataques de disposição dos bichanos à noite. Todo mundo dormindo em casa, e de repente surge o felino correndo e pulando, como um foguetinho sem rumo. Nesses casos, o peludo está gastando a energia acumulada do dia.
As estratégias para não ter o sono interrompido pelo gato cheio de disposição são as que listamos abaixo.
Brincar com gato durante o dia ou antes de dormir
Sessões de 5 minutos a 15 minutos de brincadeiras mais de uma vez ao dia vão ajudar a gastar a energia do seu gato e aumentar as chances de uma noite de sono tranquila. Um detalhe que você vai reparar é que os gatos cansam do mesmo brinquedo, repetidamente. Então, é bom ter mais de um no estoque.
Varinha para divertir os gatinhos
• Brinquedo simula uma presa para o seu gato caçar e pular
• É antiestresse e mantém o bichano entretido e ativo
Abacate com catnip
• Brinquedo com catnip, a erva do gato, para seu bichano relaxar
• Pode ser fixado, com fita dupla face, em paredes, batentes de portas e móveis
Fechar a porta do quarto
É quase uma medida extrema, porque bichanos detestam encontrar portas fechadas. Para evitar que ele não fique arranhando e miando na porta, uma alternativa é entretê-lo com comedores ‘quebra-cabeça’, estilo bolinha, espalhados pela casa.
Investir em um alimentador automático
Se toda vez que o seu gato te acorda a tigela de ração está, coincidentemente, vazia, pode ser que a solução para suas noites de sono mais tranquilas esteja em um alimentador automático.
Existem desde versões mais em conta, onde a ração fica em um recipiente maior e é despejada na vasilha pela ação da própria gravidade, como versões de alta tecnologia. Entre as opções mais modernas, existe até a de deixar sua voz gravada para chamar seu gato na hora programada para dar a ração. Veja o preço.
Jamais punir o gato
Evite o ímpeto de punir o bichano fisicamente ou psicologicamente. Essas atitudes negativas vão deixá-lo com medo e prejudicar a relação. Em vez da violência, use a racionalidade, siga as dicas acima e tenha uma noite de bons sonhos, com a consciência tranquila e muito amor de seu gatinho.
Meu gato dorme muito, é normal?
Segundo a Sleep Fountation, existem casos em que o excesso ou a redução abrupta de sono pode ser motivo de preocupação. Se o gato dorme muito durante o dia ou se reduziu demais as horas de descanso, é essencial buscar ajuda de um veterinário. Veja alguns exemplos.
Sono excessivo e letargia
- Doença renal: gatos com doença renal tendem a comer menos, beber mais água, dormir mais e serem mais vocais à noite.
- Surdez: os gatos surdos dormem mais, possivelmente porque seu sono não é tão facilmente perturbado pelo som.
- Hipotireoidismo: esta deficiência de hormônio da tireoide pode acometer gatos de todas as idades. Outros sintomas associados são letargia, perda de pelos e diminuição do apetite.
Inquietação e diminuição do sono
- Falta de estimulação: se o seu gato é excessivamente ativo, especialmente à noite, pode não ser suficientemente estimulado durante o dia. Nesse caso, já demos as dicas em “Como evitar que meu gato me acorde à noite?”.
- Hipertireoidismo: gatos com hipertireoidismo têm altos níveis de hormônio da tireoide, o que pode deixá-lo hiperativo e faminto.
- Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV): o FIV perturba muito o sono do gato e é uma doença grave.
Horas de sono variam bastante entre as espécies
A importância do sono para humanos e animais é indiscutível. A privação desse repouso causa fadiga, perda de atenção e irritabilidade, só para começar com a lista de sintomas. Em casos extremos, cientistas já deixaram animais acordados até a morte — ratos, por exemplo, resistiram 15 dias; cães, de 9 a 17 dias. E acredite: ainda não há uma resposta definitiva sobre por que não os animais não sobrevivem muito tempo sem poder dormir.
A quantidade de horas de sono varia muito conforme cada espécie. Entre os humanos, os recém-nascidos são praticamente gatos no tempo que passam dormindo: de 14 horas a 17 horas. Já adultos, precisam de sete a nove horas de sono.
Existem alguns bichos grandalhões que precisam de muito menos repouso. Uma pesquisa feita com elefantes africanos descobriu que os animais, soltos na natureza, dormem uma média de apenas duas horas por dia. E se você acha seu gato dorminhoco, saiba que ele é bem ativo se comparado com uma espécie americana de morcego, que dorme, em média, quase 20 horas diárias.
Depois de entender por que o gato dorme muito e descobrir quantas horas por dia um gato precisa dormir, evite acordar seu bichano à toa, hein! risos
Continue acompanhando nossos conteúdos para conhecer muitas curiosidades sobre o universo felino! Até mais, humano!