Os gatos passam boa parte do dia dormindo, e o seu celular talvez esteja repleto de fotos que comprovam isso (risos). Alguns bichanos podem chegar a 20 horas diárias de sono. E as posições que o gato dorme podem surpreender até professores de ioga! Como é possível alguém entrar em sono profundo com o corpo todo contorcido?
Especialistas acreditam que cada posição do gato dormindo tem um significado, e reflete o estado de espírito do bichano — demonstrando se ele está tranquilo ou preocupado, por exemplo. Como são muito flexíveis, eles dão aula de contorcionismo durante a soneca, podendo ficar absurdamente esticados, como bastante compactos, enroladinhos, dentro de caixas.
Quais os significados das posições dos gatos dormindo?
Conheça, a seguir, o que está por trás de algumas das posições que o gato dorme mais comuns de vermos em casa!
Bolinha
Felinos que dormem na posição bolinha, ou enroladinha, estão conservando o calor do corpo. É uma das posições que o gato dorme mais comuns e há diversas variações: com o bichano bem enrolado ou menos compacto. A posição evita a perda de temperatura corporal, o que garante um conforto adicional aos gatos, que adoram um calorzinho.
Essa pose também acontece por instinto, porque assim o bichano fica menos visível aos predadores na natureza. Ao mesmo tempo que a área do corpo é reduzida pela posição bolinha, os órgãos vitais ficam escondidos, reduzindo a chance de que um ataque surpresa possa ter consequências mais graves.
Olhos semifechados
“Um olho no peixe, outro no gato”. É o instinto de vigilância que leva o felino, não raras vezes, a tirar seus cochilos com os olhos não totalmente fechados. Talvez você já tenha visto o bichano assim, com os olhinhos semifechados, e se perguntado porque, em vez de ficar assim, ele não relaxa e fecha as pálpebras totalmente.
Essa é outra estratégia da natureza felina contra predadores. Parte do cérebro descansa, enquanto a outra se mantém alerta quando ele cochila desse modo. É como entrar no modo stand-by, podendo despertar mais rapidamente em caso de movimentos suspeitos em frente a esses olhinhos que permanecem monitorando a área.
Pão de forma
A posição pão de forma — não vá morder seu gato, por favor — é quando o bichano se acomoda com as patas da frente dobradas sob o corpo. É outro clássico da soneca felina.
E qual a mensagem que esse pãozinho peludo e sem glúten quer passar? A de que pode entrar em ação a qualquer momento. Na natureza, essa pose pode ser útil tanto para o caso de uma saída de emergência, quanto para avançar sobre uma presa que cruze o caminho dessa ferinha adormecida. Gatos nessa posição estão confortáveis, mas não completamente relaxados. Não será o sono mais profundo do dia.
Deitado de lado
Enfim, o sossego! Gatos que dormem de lado estão relaxados e confiantes. Normalmente, eles vão dormir assim em suas próprias casas ou em algum território que eles entendam que é muito seguro.
Essa posição que o gato dorme indica que ele está em sono profundo — ou se preparando para uma soneca bem demorada, com direito a ‘espasmos’. Significa que o peludo está se sentindo seguro e em paz, o que é um ótimo sinal.
Barriga para cima
Este é o ponto alto da paz e confiança. Gato dormindo de barriga para cima é sinal de que ele confia em você e está muito seguro e relaxado em casa. É um dos maiores indicativos, durante o sono, de o quanto o gato está feliz.
A barriga para cima expõe órgãos vitais, o que — ao contrário da posição bolinha — indica exposição total do bichano. Situação a qual ele só se submete caso esteja se sentindo completamente fora de riscos.
Esparramado
Gatos que dormem esparramados, com as patas abertas e esticadas, também estão na categoria de bichanos relaxados, em paz e cheios de segurança. Essa posição do gato dormir indica que ele está em um sono profundo, confortável e consciente que não vai sofrer nenhuma ameaça. É a felicidade felina esparramada na sua casa.
Patas cobrindo o rosto
Os gatos que estão dormindo com as patas cobrindo o rosto estão querendo passar a seguinte mensagem: “não perturbe”. Muitas vezes, eles fazem isso involuntariamente, no meio do sono, com uma motivação bastante simples: deixar os olhos em um ambiente mais escuro, em busca de um sono profundo.
Como os bichanos dormem várias horas ao longo do dia, a patinha na frente dos olhos é uma opção para reduzir a claridade do ambiente.
No alto
Quando bichanos dormem em locais altos, como móveis, árvores, prateleiras ou até mesmo no telhado de casa é, de novo, a natureza felina: gatos amam ficar acima de tudo e de todos. É no alto que os bichanos se sentem seguros e confiantes, observando todo o ambiente.
O que o gato busca ao dormir em um ponto alto é segurança. Isso acontece de forma instintiva e não quer dizer que ele se sinta ameaçado em casa. Se você ainda não tem, considere instalar um parquinho na parede de casa.
Abraçado
E o que leva o gato a dormir abraçado com outro bicho ou com os humanos da casa? Os motivos são vários: para se esquentar, deixar seu cheirinho nos outros e sentir que está mais protegido. E claro, se ele está abraçado com quer que seja, é porque ele gosta muito dessa pessoa ou bichinho.
Mudanças de comportamento
Mas se o gato começou a dormir em alguma posição incomum, com inquietação e isolamento, pode ser que esteja com problemas de saúde. Nesse caso, não deixe de levar seu bichano a um veterinário!
Gostou de saber mais sobre as posições que o gato dorme? Então, não deixe de conferir novos conteúdos sobre o comportamento felino. Olha só a seleção que fizemos para você!