qual é o maior gato do mundo maine coon

Qual é o maior gato do mundo? Saiba tudo sobre o Maine Coon

O visual grande, musculoso, de orelhas pontiagudas e com cauda felpuda e comprida que lembra a de um guaxinim podem assustar em um primeiro momento, mas não se engane, o Maine Coon é um gato dos mais mansos. Com o título de maior gato do mundo o Maine Coon é afetuoso, extrovertido, brincalhão e extremamente sociável, e apontado pelos entusiastas da raça como o “animal de estimação perfeito”.

A raça impressiona pelo tamanho – ele é realmente grande! Inclusive, pertence a um Maine Coon o recorde de gato doméstico mais longo do mundo, que cresceu mais de 1 metro. 

Quer conhecer melhor qual é o maior gato do mundo? Então, continue no texto para se informar sobre o Maine Coon!

Origem da raça Maine Coon

O Maine Coon é uma raça natural da América do Norte. Seu nome é referência ao Estado norte-americano de Maine, e à contração da palavra racoon, que significa guaxinim, em português. 

Existem várias teses para a origem da raça. Uma delas é de que o Maine Coon é originário do cruzamento entre gatos selvagens e gatos angorás introduzidos por marinheiros da Nova Inglaterra no início do século 19, mas faltam provas para sustentar essa afirmação. A verdade é que pouco se sabe sobre a procedência dos Maine Coons. 

Alguns dizem que os vikings os trouxeram para a América do Norte, enquanto outros afirmam que eles são gatos descendentes de Maria Antonieta, rainha da França, que, durante a Revolução Francesa, os teria enviado ao Maine, onde ficariam a salvo até que se encontrassem novamente.

Uma coisa é certa: o Maine Coon não é resultado do cruzamento entre um gato selvagem e um guaxinim, como diz a lenda. Até porque isso é biologicamente impossível. 

Ao longo dos anos, a raça Maine Coon foi sendo modelada pelo clima frio do Norte dos Estados Unidos e pela preferência por gatos caçadores de roedores durante a exploração agrícola. Essa adaptação teve como resultado um gato de grande porte e com pelagem abundante e semilonga, formando um casaquinho para protegê-lo das baixas temperaturas.

O Maine Coon é um gato de pelo longo. Uma das suas marcas registradas é a pelagem na ponta das orelhas.

O Maine Coon esteve muito em alta no final do século 19, mas passou longo período ofuscado pelas raças exóticas de felinos, introduzidas nos Estados Unidos, especialmente o Persa. 

A partir da década de 1960, felizmente, os norte-americanos redescobriram o Maine Coon, que foi reconhecido por todas as associações felinas da América do Norte, em 1976. Hoje, a raça é uma das mais populares do mundo.

Características físicas do Maine Coon

De grande porte, o Maine Coon é o maior gato doméstico do mundo. A cauda é longa e peluda, a pelagem é sedosa e semilonga, tornando a escovação semanal um cuidado essencial.  

A cabeça tem tamanho médio e contornos quadrados. As orelhas são largas na base, pontiagudas e com tufos de pelos na ponta, que lembram um lince e acentuam o aspecto selvagem. O corpo é alongado e musculoso, com os machos maiores que as fêmeas, e a cauda é comprida com pelagem formando anéis.  

Por ser uma raça de gato que cresceu adaptada ao clima frio do norte dos Estados Unidos, as patas do maine coon são grandes, redondas e com muitos pelos, que servem como “sapatos de neve” para suportar as baixas temperaturas do inverno. 

Tamanho

Os machos da maior raça de gatos do mundo pesam até 9 quilos, e as fêmeas, até 6 quilos. Eles podem levar três ou quatro anos para atingir o tamanho e a estatura completos.

Em média, os Maine Coons adultos têm de 25 cm a 41 cm de altura. Em comprimento, podem chegar a 1 metro, incluindo a cauda — quase o dobro de um bichano comum. Mas há exceções: é o caso do Maine Coon Stewie, que tem o recorde de gato doméstico mais longo de todos os tempos (leia mais abaixo).

Felino gigante: Maine Coon é considerado o maior gato doméstico do mundo.

Pelagem e cores

O aspecto da pelagem varia segundo a estação do ano e as mudas, que são as trocas de pelos dos gatos, que, geralmente, acontecem na primavera e no outono. Sendo assim, nos meses de verão, o “colar” na garganta desaparece, e somente a cauda, de pelos abundantes, nos lembra que o Maine Coon é uma raça de pelo semilongo. 

O pelo é sedoso, curto na cabeça, nos ombros e nas pernas, aumentando gradualmente no comprimento do corpo. 

A pelagem dos Maine Coons tem variedade de cores, que incluem branco, preto, chocolate, canela, castanho-amarelado, cinza azulado, além dos padrões tartaruga e chita. Os olhos podem ser azuis, alaranjados ou verdes.

Temperamento do gato Maine Coon

Qual é o temperamento do gato Maine Coon? O gato dessa raça é extremamente doce, sociável, divertido e brincalhão. Adora estar com pessoas e costuma segui-las pela casa, mas isso não significa que ele seja carente. 

Os Maine Coons gostam de receber carinho e atenção, mas também ficam felizes apenas com a presença do tutor. Ah, e ficar no colo não é tão confortável para eles.

É um gato que convive bem com crianças, com outros gatos e com cães, justamente pelo temperamento dócil.

Uma coisa precisa ser dita: eles são excelentes caçadores. Mesmo que não haja “presas reais” em casa, os Maine Coons vão utilizar essa habilidade nata para perseguir brinquedos e bolinhas de papel. São extremamente inteligentes e adoram ser desafiados pelos tutores, por isso, se você convive com um gato da raça, experimente introduzir jogos que o instiguem.  

Características da raça maine coon
Gosta de crianças
Fácil de cuidar
Gosta de brincar
Relação com outros pets

Miado do Maine Coon

Aí vai uma curiosidade: os Maine Coons normalmente não miam para os humanos. Em vez disso, eles emitem um gorjeio e uma vibração, que pode ser traduzida como uma mistura de miado e ronronado . Ah, e isso acontece quando estão felizes. Não amou saber?! 😻

Saúde

O gato Maine Coon vive, em média, de 9 a 15 anos. O maior felino doméstico do mundo pode ser acometido por alguns problemas de saúde que são comuns à raça. Veja quais são as principais doenças entre os Maine Coons.

Displasia coxofemoral

Quem convive com gatos sabe que nem sempre é fácil perceber quando eles sentem dor e estão doentes. No caso da displasia coxofemoral, doença que Maine Coons e Persas têm maior predisposição, um sintoma em especial chama a atenção: o gato anda com dificuldade, mancando. 

Em razão dessa dificuldade de locomoção, o felino tende a ficar mais quieto e brincar menos.

O gato Maine Coon vive, em média, de 9 a 15 anos. 

A displasia coxofemoral em gatos acontece quando o osso da bacia não se encaixa direito com a cabeça do fêmur, o que pode levar a uma inflamação, que causa dor e desconforto ao felino. A causa pode ser por má formação do osso do fêmur ou por desgaste da articulação. O diagnóstico é feito por exame de imagem. O tratamento pode ser cirúrgico ou clínico, em que são prescritos medicamentos, como anti-inflamatórios e analgésicos. 

Cardiomiopatia hipertrófica

A cardiomiopatia hipertrófica é a doença do coração mais frequente entre os felinos, respondendo por dois terços de todas as disfunções cardíacas. O problema se caracteriza pela hipertrofia do ventrículo esquerdo e tem maior prevalência em gatos de raças puras, como Maine Coons, Persas, Siameses e Ragdolls. A incidência é maior em machos de 4 a 7 anos.

Em geral, os gatinhos passam boa parte da vida sem sintomas. Os primeiros sinais da cardiopatia são apatia, anorexia e náusea e, em casos graves, falta de ar, intolerância ao exercício e desmaios. Como os primeiros sintomas são muito genéricos, é difícil obter diagnóstico nos estágios iniciais da doença. A enfermidade não possui cura e precisa de acompanhamento profissional.

Doença renal policística

É uma doença hereditária que progride lentamente e pode levar à insuficiência renal. Estudos mostram que ela afeta fêmeas e machos na mesma proporção e é predominante nas seguintes raças: Maine Coon, Persa, Sphynx, Exotic Shorthair, Sagrado da Birmânia, entre outras.   

Os sinais clínicos mais comuns são: anemia, renomegalia (aumento dos rins), poliúria (secreção excessiva de urina), perda de peso e de apetite e presença de sangue na urina. Esses sintomas aparecem a partir dos 3 anos de idade. 

O diagnóstico é feito por exames de imagem, e o tratamento consiste em controlar os sintomas causados pela insuficiência renal crônica, fornecendo qualidade de vida ao gatinho, uma vez que não há cura.

Atrofia muscular espinhal

Doença neuromuscular genética que afeta os músculos esqueléticos do tronco e dos membros; é de difícil diagnóstico e de tratamento incerto. A detecção acontece por um exame de DNA para identificar a mutação do gene da patologia. 

Em geral, os felinos domésticos acometidos pela doença apresentam sinais a partir dos três ou quatro meses de vida, que são: perda de força muscular, respiração forçada e dedos das patinhas voltados para fora.  

Por volta dos seis meses de idade, já há uma importante perda de força do quadril que compromete o equilíbrio e os pulos em móveis mais altos. No entanto, a doença não causa dores e os gatinhos podem viver felizes e confortáveis por muitos anos. 

Cuidados

Por ser um gato de pelagem semilonga, é recomendado escovar o Maine Coon semanalmente para remover os pelos mortos e a oleosidade. Escovas do estilo Furminator, que eliminam pelos mortos, podem ser utilizadas, mas intercaladas com rasqueadeiras comuns. 

Acostume-o a ser penteado desde filhote para que, quando se tornar adulto, o momento da escovação não vire um problema.

Maine Coon deve ser escovado com frequência, por isso é interessante acostumá-lo desde filhotinho.

Veja outros cuidados básicos, mas essenciais, para preservar a saúde do Maine Coon:

  • Escovar os dentes diariamente (se não for possível, faça uma ou duas vezes por semana)
  • Cortar as unhas a cada duas semanas, em média (recompense com um petisco no final)
  • Limpar os cantinhos dos olhos com pano macio e úmido para remover secreções
  • Verificar as orelhas semanalmente e limpá-las com algodão umedecido em água morna
  • Oferecer alimentos ricos em proteínas e baixos em carboidratos. Consulte a quantidade diária com o veterinário de confiança
  • Disponibilize água limpa e troque-a todos os dias
  • Limpar a caixa de areia diariamente
  • Manter a vacinação em dia
  • Levá-lo para checapes regulares no veterinário

Estatísticas vitais
Vive de Humor Tamanho Peso
9 a 15 anos doce e afetuoso 75 cm a 1 metro 6 kg a 9 kg

Qual é o maior gato doméstico do mundo?

Pertence ao Maine Coon o título de maior gato do mundo pelo Guinness Book. A publicação tem, na verdade, dois tipos de recorde: para o gato mais alto do mundo e para o gato mais comprido do mundo. O Maine Coon detém a marca de felino mais comprido, medindo 1,23 metro do focinho à cauda.

Para o mais alto, o recorde pertence a Arcturus Aldebaran Powers, um gato da raça Savannah, com 48,4 centímetros, do ombro à pata. Infelizmente, Arcturus morreu em um incêndio em novembro de 2017

Gato doméstico mais longo de todos os tempos

O Maine Coon Mymains Stewart Gilligan (ou simplesmente Stewie) detém o recorde de gato doméstico mais longo do mundo de todos os tempos. Com 1,23 metro de comprimento, o bichano vivia na cidade de Reno, no Estado norte-americano de Nevada. 

“Quando eu levava Stewie para as exposições, as pessoas diziam: “Uau, é o maior gato que eu já vi”, contou a dona, Robin Hendrickson, que comprou o bichano de um criador dos Estados Unidos, em 2005. O recorde foi conquistado em 28 de agosto de 2010.

Stewie, o gato mais longo do mundo segundo o Guinness, morreu de câncer em agosto de 2012. O bichano, que tinha 8 anos, foi diagnosticado com um tumor no olho direito, fez quimioterapia, mas não resistiu. 

Ele era um animal de terapia que era levado para conviver com idosos em uma instituição de longa permanência em Reno. “Stewie sempre foi muito sociável e adorava conhecer novas pessoas”, disse a tutora. 

Gato doméstico mais longo em vida

Quando Stewie morreu, o título de gato doméstico mais longo do mundo ainda em vida passou a ser de Barivel, um Maine Coon, residente na Itália, que tem 1,20 metro de comprimento. O recorde foi reconhecido em 22 de maio de 2018. 

Apesar do tamanho impressionante, Barivel, que tem 4 anos, é um Maine Coon quieto e tímido. Seus pratos favoritos são peixe (atum, especialmente) e frango. No dialeto local da comuna italiana de Vigevano, onde vive com a família, Barivel significa alegre ou palhaço.

O Maine Coon é a maior raça de gato do mundo, atingindo mais de 1 metro de comprimento. Os bichanos têm personalidade dócil, são amigáveis e ótimos para conviver na mesma casa com crianças e outros animais.

Depois de aprender qual é o maior gato do mundo, que tal saber mais sobre outras raças de gatos domésticos? Confira nossos conteúdos e torne-se um expert sobre o universo felino. Até a próxima!

6 comentários em “Qual é o maior gato do mundo? Saiba tudo sobre o Maine Coon”

    1. Oi, Israel, tudo bem?
      Você pode procurar um gatil que venda filhotes certificados de maine coon. Se não houver um na sua cidade, é só ampliar a busca para outros Estados (você consegue achar no Google) e conversar com os proprietários. Boa sorte! 🙂

  1. Romildo Alves Ferreira

    Gatos realmente lindos!
    São dóceis, e amam a nossa companhia.
    Gostam muito de brincar, e não podem ver um passarinho que logo o seu instinto de caçador é ativado. Não gostam de ser carregados no colo na posição horizontal, e sim, na posição vertical quando colocam a cabeça por cima de nosso ombro e ficam um bom tempo contemplando as paisagens. Realmente nos acompanha por todos os cantos da casa. Ótimos companheiros!

  2. Lucilene Alves

    Há anos estou tentando ter um gato dessa raça, já tive persas mas essa é meu sonho. Não consegui encontrar na minha região fiz buscas no Google, se alguém tiver conhecimento de um gatil que vende essa raça, por favor envie um e-mail, ficarei agradecida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile