gato radgoll, uma das raças de gatos mais populares de 2021

Conheça as 10 raças de gatos mais populares do mundo

Quais as raças de gatos mais populares do mundo? Um ranking elaborado pela maior associação de gatos do planeta, a Cat Fanciers’ Association (CFA), traz essa resposta. 

A listagem é elaborada a partir de registros oficiais de felinos, emitidos em 2021 nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão e em mais de 30 países europeus. A tabela inclui gatos tanto de pedigree, como sem raça definida. A CFA funciona como uma espécie de cartório de registro civil dos bichanos e é formada por mais de 600 clubes de criadores, com 2 milhões de gatos registrados.

Criadores registram seus gatos nessas entidades para atestar que estão realizando cruzamentos oficiais de cada raça — as identificações de cada felino incluem nome, sobrenome, bem como uma lista dos antepassados. Esses documentos são garantia para compradores que estão adquirindo animais verdadeiramente de determinada raça. 

Às entidades, cabe não apenas emitir e organizar os documentos, como também conferir se os criadores estão seguindo à risca as regras de cada raça.

Ranking das 10 raças de gatos mais populares de 2021. Imagem: Cat Fanciers’ Association

Raças de gatos mais populares de 2021: veja a lista!

Vamos à lista dos mais populares de 2021, publicada em fevereiro de 2022 pela CFA:

1º: Ragdoll

O campeão em registros em 2021, pelo terceiro ano consecutivo, é o gato Ragdoll. A tradução do nome dessa raça para o português é “boneca de pano”. 

A raça Ragdoll é líder em popularidade por sua aparência extremamente fofa. Os olhos azuis penetrantes, a pelagem comprida e o temperamento muito afetuoso são alguns dos principais pontos que colocam o gato Ragdoll no topo da lista. A raça começou a ser desenvolvida na década de 1960 e foi reconhecida pela CFA em 1998.

Gato Ragdoll: olhos azuis, pelagem comprida e esbanja carinho.

2º: Maine Coon

O maior gato do mundo é tendência! Também chamado de “gigante gentil”, o Maine Coon é um gato de grande porte, muito maior que os demais felinos domésticos. E todo esse tamanho, somado a um temperamento dócil, tem arrebatado corações mundo afora. 

E essa raça é muito antiga: há quem acredite até que foram os vikings que levaram os primeiros desses grandalhões para a América do Norte! Leia aqui o artigo completo sobre essa raça. 

3º: Exótico

O gato Exótico, essa fofura, que parece até um ursinho, surgiu na década de 1960 a partir do cruzamento de American Shorthairs com Persas. Eles têm a carinha achatada como os Persas, mas a pelagem é bem mais curta — o que demanda menos trabalho, como desembaraçar os pelos.

Gato exótico: carinha achatada é resultado da mistura entre duas raças.

4º: Persa

Quem não conhece o gato Persa? Essa raça chegou à Europa há séculos. Os primeiros ancestrais, devidamente documentados, chegaram na Itália por volta de 1620, vindos da Pérsia — atual Irã. Os ingleses passaram a ser grandes criadores de gatos Persas, e a paixão por esses bichanos ganhou força nos Estados Unidos após a 2ª Guerra Mundial.

Gato Persa: seus ancentrais chegaram na Europa no século 17.

5º: Devon Rex

Eles são orelhudinhos, extrovertidos e têm uma característica muito peculiar: os pelos ondulados, que até lembram um Poodle. A raça de gato Devon Rex surgiu a partir da década de 1970, e por conta de seu bom humor e pelagem fofinha, vem ganhando cada vez mais admiradores.

Gato Devon Rex: raça tem uma marca registrada, que são os pelos ondulados.

6º: British Shorthair

Fofa e rústica, a raça de gato British Shorthair tem mais de um século de história. Musculoso, de peito largo, mandíbulas fortes e perninhas grossas, o bichano era um gato de rua na Inglaterra. Até que os próprios ingleses decidiram estabelecer padrões para o reconhecimento da raça de seus gatinhos mais populares. 

Fácil de cuidar, com espírito independente, mas muito carinhoso, o gato British Shorthair é mais conhecido na cor azul, mas também tem várias outras cores.

7º: Abissínio

O gato Abissínio é antigo e popular. A raça começou a ser desenvolvida na Inglaterra a partir de 1860, após Lorde Robert Napier se encantar com um bichano em uma expedição militar à Abissínia (atual Etiópia). 

Trazido por Napier para a Europa, esse primeiro gato Abissínio, chamado Zulu, deu origem à raça. Entre os pontos que chamam a atenção para esta raça estão as cores da pelagem, que lembram coelhos selvagens, e o comportamento brincalhão.

Gato Abissínio: raça começou a ser desenvolvida ainda no século 19.

8º: American Shorthair

Afetuoso, saudável e forte, o gato American Shorthair — ou Americano de Pelo Curto — assim como a versão britânica, surgiu a partir do desenvolvimento de um padrão para gatos domésticos comuns nos Estados Unidos. 

Alguns criadores acreditam que os primeiros bichanos da espécie tenham chegado com os primeiros colonos dos Estados Unidos, de navio. A raça American Shorthair é reconhecida na CFA desde 1906.

Gato American Shorthair: bichano carinho e bastante forte.

9º: Scottish Fold e Gatos de Companhia (empate)

A nona colocação com maior número de registro teve empate, segundo a CFA. Vamos aos bichanos que ficaram em nono lugar!

O gato Scottish Fold tem como sua principal característica as orelhas dobradas. Essa peculiaridade dá um aspecto muito fofo a esse bichano. As orelhinhas caídas ou dobradas em gatos são raras na natureza

Gato Scottish Fold: bichano tem orelhas dobradas, característica rara.

Um dos registros mais antigos da raça Scottish Fold é de um marinheiro inglês, que em 1796 levou para casa um bichano com orelhas dobradas que ele encontrou na China. 

Mas a raça Scottish Fold tem origem mais recente. A história começa em 1961, na Escócia, quando uma gatinha de orelhas dobradas foi descoberta em meio uma ninhada de gatos com as orelhinhas ‘normais’. Essa gata foi cruzada com outros bichanos, e daí surgiu o padrão dessa raça. 

Já a categoria que a CFA chama de Companion Cats (gatos de companhia) — que inclui qualquer gato, sem raça definida — também aparece em nono. Mas como é possível que gatos sem pedigree sejam registrados? Segundo a CFA, isso tem acontecido, e muito!

Donos desses bichanos estão providenciando carteirinhas em clubes para seus peludos. Existe, inclusive, disputa na categoria ‘Companion Cats’ em exposições de gatos!

Gato sem raça definida (gato de companhia): bichano pode ser registrado e ganhar carteirinha.

10º: Sphynx

Famosa por não ter pelos, a raça de gato Sphynx — que significa esfinge, na tradução —  está em ascensão. A CFA reconhece esses peladinhos brincalhões e fofos como raça desde 2006. Mas a história desses gatos começou bem antes, em 1966, no Canadá. 

Uma ninhada de gatos sem pelos chamou a atenção de criadores, que passaram a cruzá-los com o objetivo de manter esse perfil de bichano, sem pelinho nenhum. Nem bigode o gato Sphynx tem! Perfeito para quem não gosta de pelos espalhados em casa, esse bichano é brincalhão, ativo, inteligente e adora dormir debaixo das cobertas. Gente, muuuito fofo! 😻

Gato Sphynx: gatinho sem pelo não tem nem bigodes (vibrissas).

Aqui em Sou Gato, você fica sabendo tudo sobre o universo felino! Comportamento, raças de gatos mais populares e exóticas, além de dicas de produtos para elevar a qualidade de vida do seu gatinho. Coloque nosso site nos seus favoritos para não perder nenhum conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile